Se há Grande Prémio em que nunca ousaria dizer que "seria uma seca", esse era o da prova de Suzuka... e do Mónaco... e Portugal?!?
Pouco há para contar desta prova! Largada, acidente de Jaime Alguersuari, nova largada, e mais uma vitória para o sucessor de Schumacher.
Pouco há para contar desta prova! Largada, acidente de Jaime Alguersuari, nova largada, e mais uma vitória para o sucessor de Schumacher.
Circuito que alia uma técnica e velocidade em que à mínima falha se paga, bem ao estilo "kamikaze", tem o hábito sempre de proporcionar corridas plenas de emoção e decidir títulos grande parte das vezes.
Estas características que fazem de Suzuka um dos mais espectaculares circuitos permanentes do mundo, e que deram origem a alguns acidentes mortais ao longo dos anos, podiam ter feito mais uma vítima fatal no fim-de-semana do Grande Prémio.
Chegou-se a temer o pior quando Timo Glock saiu de pista "a direito" na direita de entrada da recta da meta e "enfaichou-se" nos pneus a grande velocidade, durante a qualificação de sábado. Felizmente foi só um susto, tanto para o piloto como para os amantes do automobilismo.
Mas vamos então ao "trailer" da corrida.
Sebastien Vettel dominou o Grande Prémio do Japão, alcançando a sua terceira vitória da temporada, o que lhe permitiu aproximar-se de Jenson Button na luta pelo título.
Depois de ontem ter demonstrado que só muito dificilmente perderia a corrida de hoje, ao conquistar com autoridade a pole-position, o arranque era um dos momentos mais importantes para o alemão da Red Bull, dado que Lewis Hamilton, com o KERS do seu McLaren Mercedes, poderia protagonizar uma surpresa a partir do seu terceiro lugar da grelha de partida.
Contudo, Vettel reagiu bem aos semáforos, mantendo a liderança da corrida e, com mais gasolina no seu carro que os seus perseguidores mais próximos, dominou integralmente a prova japonesa, mantendo os seus adversários sempre sob respeito.
Só na quadragésima quarta volta das cinquenta e três previstas o germânico teve alguns motivos para preocupação, dado que, devido ao despiste de Jaime Alguersuari na saída da 130R, o Safety-Car entrou em pista, tirando ao líder toda a vantagem acumulada. No entanto, entre Vettel e Jarno Trulli, o segundo classificado, estava Romain Grosjean, com uma volta de atraso, o que facilitou a tarefa do piloto da Red Bull que rumou a uma vitória confortável, reduzindo para dezasseis pontos a desvantagem que detém para Jenson Button na luta pelo Ceptro deste ano.
Atrás de Vettel assistiu-se a uma luta táctica entre Jarno Trulli e Lewis Hamilton. O transalpino foi surpreendido pelo inglês no arranque, cortesia do KERS da McLaren Mercedes, tendo os dois nunca estado separados por mais de três segundos. Na primeira ronda de reabastecimentos o Campeão do Mundo conseguiu manter o segundo posto mas, na segunda, ao parar duas voltas mais tarde que o seu rival, Trulli suplantou Hamilton, oferecendo um bom segundo lugar à Toyota que corria no seu país.
O piloto da McLaren Mercedes chegou mesmo a ser acossado por Kimi Raikkonen, após a passagem do Safety-Car pela pista. O piloto da Ferrari não conseguiu ganhar qualquer lugar no arranque, apesar do KERS do seu carro, e até ao primeiro reabastecimento esteve bastante lento, não conseguindo acompanhar Nick Heidfeld, que rodava no quarto posto. Contudo, assim que montou pneus macios o Ferrari F60 renasceu e o Campeão Mundial de 2007 passou a rodar em tempos semelhantes aos pilotos da frente, o que lhe permitiu passar o alemão da BMW Sauber. Com a neutralização da corrida, Raikkonen ainda chegou a esboçar um ataque a Hamilton, que estava em dificuldades com o KERS do seu carro, mas o inglês defendeu-se bem garantindo o degrau mais baixo do pódio, relegando o finlandês para a quarta posição final.
Nico Rosberg, fruto da penalizações de ontem, arrancou do sétimo lugar e com longuíssimo primeiro "stint", conseguiu guindar-se ao quinto posto final, superiorizando-se a Heidfeld e a Rubens Barrichello.
O brasileiro – que apesar da sua penalização de cinco lugares de ontem, partiu da sexta posição da grelha de partida – realizou mais uma corrida da frente para trás, vendo a bandeirada de xadrez no sétimo posto, um lugar à frente do seu colega de equipa, Jenson Button, que, depois de ter alinhado no décimo posto, realizou uma prova consistente, assegurando o derradeiro ponto disponível. Com a sua prestação sofrível de hoje, e pouco consentânea com uma corrida protagonizada por um candidato ao título, o brasileiro perdeu mais uma oportunidade de se aproximar do líder do Campeonato, deixando fugir por entre os dedos a possibilidade de poder bater Button.
Após o Grande Prémio do Japão, o inglês da Brawn está ainda mais perto do título, dado que, muito embora tenha perdido nove pontos para Vettel e um para Barrichello, tem uma vantagem de dezasseis pontos para o alemão da Red Bull e de catorze para o seu colega de equipa, quando estão por disputar vinte pontos, precisando de ganhar apenas quatro pontos em Interlagos para se sagrar o Campeão Mundial de 2009. A Brawn precisa apenas de meio ponto para garantir o Ceptro de Construtores.
Sebastien Vettel dominou o Grande Prémio do Japão, alcançando a sua terceira vitória da temporada, o que lhe permitiu aproximar-se de Jenson Button na luta pelo título.
Depois de ontem ter demonstrado que só muito dificilmente perderia a corrida de hoje, ao conquistar com autoridade a pole-position, o arranque era um dos momentos mais importantes para o alemão da Red Bull, dado que Lewis Hamilton, com o KERS do seu McLaren Mercedes, poderia protagonizar uma surpresa a partir do seu terceiro lugar da grelha de partida.
Contudo, Vettel reagiu bem aos semáforos, mantendo a liderança da corrida e, com mais gasolina no seu carro que os seus perseguidores mais próximos, dominou integralmente a prova japonesa, mantendo os seus adversários sempre sob respeito.
Só na quadragésima quarta volta das cinquenta e três previstas o germânico teve alguns motivos para preocupação, dado que, devido ao despiste de Jaime Alguersuari na saída da 130R, o Safety-Car entrou em pista, tirando ao líder toda a vantagem acumulada. No entanto, entre Vettel e Jarno Trulli, o segundo classificado, estava Romain Grosjean, com uma volta de atraso, o que facilitou a tarefa do piloto da Red Bull que rumou a uma vitória confortável, reduzindo para dezasseis pontos a desvantagem que detém para Jenson Button na luta pelo Ceptro deste ano.
Atrás de Vettel assistiu-se a uma luta táctica entre Jarno Trulli e Lewis Hamilton. O transalpino foi surpreendido pelo inglês no arranque, cortesia do KERS da McLaren Mercedes, tendo os dois nunca estado separados por mais de três segundos. Na primeira ronda de reabastecimentos o Campeão do Mundo conseguiu manter o segundo posto mas, na segunda, ao parar duas voltas mais tarde que o seu rival, Trulli suplantou Hamilton, oferecendo um bom segundo lugar à Toyota que corria no seu país.
O piloto da McLaren Mercedes chegou mesmo a ser acossado por Kimi Raikkonen, após a passagem do Safety-Car pela pista. O piloto da Ferrari não conseguiu ganhar qualquer lugar no arranque, apesar do KERS do seu carro, e até ao primeiro reabastecimento esteve bastante lento, não conseguindo acompanhar Nick Heidfeld, que rodava no quarto posto. Contudo, assim que montou pneus macios o Ferrari F60 renasceu e o Campeão Mundial de 2007 passou a rodar em tempos semelhantes aos pilotos da frente, o que lhe permitiu passar o alemão da BMW Sauber. Com a neutralização da corrida, Raikkonen ainda chegou a esboçar um ataque a Hamilton, que estava em dificuldades com o KERS do seu carro, mas o inglês defendeu-se bem garantindo o degrau mais baixo do pódio, relegando o finlandês para a quarta posição final.
Nico Rosberg, fruto da penalizações de ontem, arrancou do sétimo lugar e com longuíssimo primeiro "stint", conseguiu guindar-se ao quinto posto final, superiorizando-se a Heidfeld e a Rubens Barrichello.
O brasileiro – que apesar da sua penalização de cinco lugares de ontem, partiu da sexta posição da grelha de partida – realizou mais uma corrida da frente para trás, vendo a bandeirada de xadrez no sétimo posto, um lugar à frente do seu colega de equipa, Jenson Button, que, depois de ter alinhado no décimo posto, realizou uma prova consistente, assegurando o derradeiro ponto disponível. Com a sua prestação sofrível de hoje, e pouco consentânea com uma corrida protagonizada por um candidato ao título, o brasileiro perdeu mais uma oportunidade de se aproximar do líder do Campeonato, deixando fugir por entre os dedos a possibilidade de poder bater Button.
Após o Grande Prémio do Japão, o inglês da Brawn está ainda mais perto do título, dado que, muito embora tenha perdido nove pontos para Vettel e um para Barrichello, tem uma vantagem de dezasseis pontos para o alemão da Red Bull e de catorze para o seu colega de equipa, quando estão por disputar vinte pontos, precisando de ganhar apenas quatro pontos em Interlagos para se sagrar o Campeão Mundial de 2009. A Brawn precisa apenas de meio ponto para garantir o Ceptro de Construtores.
POS PILOTO EQUIPA (PNEUS) TEMPO/DIFERENÇA
1. Vettel Red Bull-Renault (B) 1h28:20.443
2. Trulli Toyota (B) + 4.877
3. Hamilton McLaren-Mercedes (B) + 6.472
4. Raikkonen Ferrari (B) + 7.940
5. Rosberg Williams-Toyota (B) + 8.793
6. Heidfeld BMW Sauber (B) + 9.509
7. Barrichello Brawn-Mercedes (B) + 10.641
8. Button Brawn-Mercedes (B) + 11.474
9. Kubica BMW Sauber (B) + 11.777
10. Alonso Renault (B) + 13.065
11. Kovalainen McLaren-Mercedes (B) + 13.735
12. Fisichella Ferrari (B) + 14.596
13. Sutil Force India-Mercedes (B) + 14.959
14. Liuzzi Force India-Mercedes (B) + 15.734
15. Nakajima Williams-Toyota (B) + 17.973
16. Grosjean Renault (B) + 1 volta
17. Webber Red Bull-Renault (B) + 2 voltas
ABANDONOS
Alguersuari Toro Rosso-Ferrari (B) 58
Buemi Toro Rosso-Ferrari (B) 26
Glock Toyota (B) 15
VOLTA MAIS RÁPIDA: Webber, 1:32.569
CAMPEONATO MUNDIAL DE PILOTOS
POS PILOTO PONTOS
1. Button 85
2. Barrichello 71
3. Vettel 69
4. Webber 51.5
5. Raikkonen 45
6. Hamilton 43
7. Rosberg 34.5
8. Trulli 30.5
9. Alonso 26
10. Glock 24
11. Kovalainen 22
12. Massa 22
13. Heidfeld 15
14. Kubica 9
15. Fisichella 8
16. Sutil 5
17. Buemi 3
18. Bourdais 2
CAMPEONATO MUNDIAL DE CONSTRUTORES
POS CONSTRUTOR PONTOS
1. Brawn-Mercedes 156
2. Red Bull-Renault 120.5
3. Ferrari 67
4. McLaren-Mercedes 65
5. Toyota 54.5
6. Williams-Toyota 34.5
7. Renault 26
8. BMW Sauber 24
9. Force India-Mercedes 13
10. Toro Rosso-Ferrari 5
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