Estoril de volta aos grandes palcos

Moto GP

Jorge Lorenzo repetiu o triunfo alcançado no Estoril em 2008, partindo da pole- position do bwin.com Grande Prémio de Portugal, incrementando de forma importante as suas aspirações ao título de 2009, até porque Valentino Rossi apenas terminou na quarta posição na prova portuguesa.

Os pilotos da Fiat Yamaha tinham conseguido as duas primeiras posições da grelha de partida, mas Rossi foi incapaz de seguir Lorenzo, sendo mesmo ultrapassado por Stoner e Pedrosa, naquela que foi a única corrida em que não foi ao pódio durante a temporada de 2009. Brilhante o regresso de Casey Stoner aos comandos da sua Ducati de 2007, com uma subida ao segundo lugar do pódio à frente da Repsol Honda de Dani Pedrosa, que ainda comandou nas primeiras curvas, acabando por ficar em terceiro.

Lorenzo poderá agora pensar em lutar pelo título com Rossi, já que reduziu a diferença para o italiano, para apenas 18 pontos, quando faltam ainda três corridas para terminar o campeonato. O espanhol esteve imparável nesta sua quarta vitória do ano, conseguida com uma margem segura de 6,3s.

Stoner esteve espectacular, neste seu regresso às competições, após longos meses de ausência por causa de uma doença “inexplicável”, conseguindo o primeiro pódio desde a corrida de Assen – Junho – agora que está de regresso a casa, mais motivado que nunca para a corrida Phillip Island, na qual espera fazer ainda melhor.

Pedrosa saiu da quarta posição da grelha, para ser o primeiro a comandar com a sua RC212V de fábrica, mas só durante algumas curvas conservou a liderança, antes de Lorenzo passar definitivamente para a frente, o que lhe trouxe o oitavo pódio do ano, já que também não conseguiu resistir aos ataques de Stoner.

O Campeão do Mundo Valentino Rossi, não pareceu ter conseguido colocar a sua Yamaha nas melhores condições, terminando pela primeira vez for a do pódio numa corrida disputada no Estoril. O líder do campeonato, terá agora algum tempo para analisar o que aconteceu com a sua moto, que apenas lhe permitiu colocar-se num insípido quarto lugar, a 23 segundos do seu companheiro de equipa e principal rival, Jorge Lorenzo.

Colin Edwards (Monster Yamaha Tech 3), conseguiu colocar-se apenas a 10 segundos de Rossi na quinta posição, à frente de Toni Elías (San Carlo Honda Gresini) e e Andrea Dovizioso (Repsol Honda).

O top-ten incluiu ainda Nicky Hayden (Ducati Marlboro), James Toseland (Monster Yamaha Tech 3) e Chris Vermeulen (Rizla Suzuki), com Mika Kallio (Pramac Racing) a ficar de fora bastante cedo por despiste. Loris Capirossi (Rizla Suzuki) e Alex de Angelis (San Carlo Honda Gresini) também abandonaram com problemas técnicos nas suas máquinas.

250 cc


As emoções do bwin.com Grande Prémio de Portugal começaram muito cedo com a sensacional corrida das 250cc, na qual o Campeão do Mundo Marco Simoncelli (Metis Gilera) voltou a apresentar-se ao seu mal alto nível, isto apesar de ter estado algo modesto nas sessões de treinos e de ter sido terceiro na qualificação.

O italiano partiu muito bem, assumindo a liderança da corrida, mas contou com forte oposição de vários rivais, alguns deles a ficarem pelo caminho ainda muito cedo. O candidato ao título e segundo da geral Álvaro Bautista, da Mapfre Aspar Team, foi o primeiro a ficar pelo caminho ao cair na Parabólica Interior ao cabo de quatro voltas e quando rodava em terceiro lugar.

Mas a verdade é que o espanhol, que venceu a prova do ano passado, não foi o único a cair, com Raffaele de Rosa (Scot Racing Team 250cc) a ter igual sorte volvida uma passagem pela linha de meta e precisamente no mesmo sítio. O italiano, que rodava em segundo quando viu o azar bater-lhe à porta, ainda logrou voltar à corrida, mas apenas para desistir pouco depois.

Enquanto isso, Hector Barberá (Pepe World Team) entrava em luta acérrima com Mike di Meglio (Mapfre Aspar Team) depois de ter partido mal da pole. O espanhol e o gaulês rodaram sempre colados, trocando várias vezes de posições ao longo das 26 voltas da corrida. Não satisfeitos com a luta durante a prova, Di Meglio e Barberá disputaram a segunda posição até cruzarem a linha de meta com o mesmo tempo final. A Direcção de Corrida atribuiu depois, de acordo com o regulamento, o segundo posto a Di Meglio por este ter assinado a segunda melhor volta da corrida, já que a melhor foi de Simoncelli.

Com esta disputada luta pela segunda posição, e com dois rivais a ficarem fora de prova muito cedo, Simoncelli não teve problemas em isolar-se na frente, levando a cabo corrida solitária rumo ao quinto triunfo da época, isto após ter sido segundo na prova de 2008 no Estoril. Um resultado que se revelou como “vingança perfeita” depois da desistência em casa há cerca de um mês na pista de Misano.

Espectador atento de toda a corrida foi o líder do campeonato Hiroshi Aoyama. O nipónico da Scot Racing Team 250cc só na qualificação da tarde de sábado se mostrou mais forte ao garantir o quarto posto da grelha e apesar de ter feito má partida, concluiu a corrida em quarto. Um resultado que se revelou positivo em termos de campeonato por força do abandono do seu principal adversário, Bautista, que lhe valeu mais algum espaço de manobra para lutar título, graças aos 26 pontos de margem que agora soma, face aos 13 que detinha à chegada ao Estoril.

Jules Cluzel (Matteoni Racing) foi quinto, enquanto Ratthapark Wilairot (Thai Honda PTT SAG), Thomas Lüthi (Emmi-Caffe Latte), Mattia Pasini (Team Globalgest), Alex Débon (Aeropuerto Castello Blusens) e Karel Abraham (Cardion AB Motoracing).

125 cc


Pol Espargaró (Derbi Racing) garantiu excelente triunfo no Estoril no domingo, compensando o desaire de Misano depois de ter avaliado de forma soberba a maneira de levar a melhor sobre Sandro Cortese (Ajo Interwetten) e Bradley Smith (Bancaja Aspar).

O candidato ao título Julián Simón (Bancaja Aspar) caiu na 16ª volta quando liderava com mais de cinco segundo de margem, interrompendo a sua consistência de fortes resultados neste ano. Ele vai agora ter de esperar um pouco mais para garantir a conquista do ceptro, mas conta ainda com 50,5 pontos de margem quando faltam disputar três jornadas.

Houve muitos momentos de grande espectáculo com Nico Terol (Jack & Jones Team), um dos homens da frente do campeonato, a cair da meio da corrida, seguindo-se pouco depois Marc Márquez (Red Bull KTM). O antigo líder do campeonato Andrea Iannone (Ongetta Team I.S.P.A.) também desistiu devido a acidente ainda na fase inicial da corrida.

Espargaró manteve a concentração numa luta a três pelo triunfo nas últimas voltas, acabando por cruzar a linha de meta com 0,394s de vantagem sobre Cortese e 0,581s em relação a Smith.

Stefan Bradl (Viessmann Kiefer Racing) ficou a dez segundo do pódio, enquanto Joan Olivé (Derbi Racing Team) ficou a mais seis segundos de distância, em quinto.

Sergio Gadea (Bancaja Aspar), Esteve Rabat (Blusens Aprilia), Dominique Aegerter (Ajo Interwetten), Johann Zarco (WTR San Marino Team) e Randy Krummenacher (Degraaf Grand Prix) completaram a lista dos dez primeiros.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ainda te lembras de jogar GT500???

Bruno Leite de Castro disse...

GP500 lol
melhor jogo d motas d sempre :D

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