A Nissan irá apresentar no Salão de Tóqio do próximo dia 24 de Outubro vários modelos de emissões zero, como o Leaf que será o primeiro veículo eléctrico de cinco lugares de produção em larga escala, que estará disponível já em 2010, ou o Qazana, um sport crossover compacto de cinco portas, mas o modelo mais excitante será sem dúvida o Land Glider.
Segundo os seus responsáveis o Land Glider não deverá ser visto como apenas um estudo de design mas como uma clara orientação de como um pequeno citadino da Nissan poderá ser no futuro.
A característica que o distingue de qualquer outro modelo compacto é o seu conceito de mobilidade. Com apenas 1100mm de largura, 3100mm de comprimento e 1415mm de altura o Land Glider utiliza um sistema automático de inclinação para mudanças de direcção quando em movimento, simulando o comportamento de uma moto.
Este conceito não é novo.
O pioneiro no mercado foi a Vandenbrink com o seu fantástico Carver One que devido ao elevado preço final, mais de 40.000€, foi um flop de vendas deixando de ser produzido em Julho de 2009.
O pioneiro no mercado foi a Vandenbrink com o seu fantástico Carver One que devido ao elevado preço final, mais de 40.000€, foi um flop de vendas deixando de ser produzido em Julho de 2009.
As diferenças entre os dois modelos são, no entanto, notórias.
Ambos têm dois lugares mas o modelo Japonês tem quatro rodas, contra as três rodas do holandês, tem dois motores eléctricos e baterias de ion-lítio, mas a principal diferença é sem dúvida o grau de inclinação.
Ambos têm dois lugares mas o modelo Japonês tem quatro rodas, contra as três rodas do holandês, tem dois motores eléctricos e baterias de ion-lítio, mas a principal diferença é sem dúvida o grau de inclinação.
Enquanto no Carver desfrutávamos da mais pura adrenalina com uma incrível inclinação de 45⁰!!... ao melhor estilo motard, no Land Glider conseguimos… 17⁰…
17 miseráveis graus de inclinação?
Quando tirei a carta em 1994 tive um VW Golf com suspensões Koni e nas rotundas conseguia inclinações de pelo menos… 20⁰!!... e também ficava em três rodas!
17 miseráveis graus de inclinação?
Quando tirei a carta em 1994 tive um VW Golf com suspensões Koni e nas rotundas conseguia inclinações de pelo menos… 20⁰!!... e também ficava em três rodas!
Escrever mais para quê?
Vamos ficar em silêncio como no vídeo do Land Glider…
Mas não podíamos deixar de prestar uma última homenagem ao glorioso Carver One.
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