Rally Rampa


Os mais atentos por certo repararam aquando do acidente na Rampa da Penha, que a comunicação social menos entendida no que toca ao desporto motorizado divulgou a notícia como sendo e passo a citar "Acidente no Rally Rampa da Penha"!
Trata-se duma modalidade completamente nova e inovadora em que deve consistir - não li os regulamentos - em cerca de 10 ou 12 provas especiais de classificção num só percurso ascendente e montanhoso com navegador..... Hum.. navegador para quê...!?
Esta notícia sobre um acidente desta modalidade que desconheço por completo foi proferida pela entidade TVI, por uma "pivot" - como diz o outro "bem fófinha" - que não tendo culpa nenhuma, se limitou a ler o teleponto.. TVI que sendo agora dirigida pelos espanhóis bem que era preferível "Acidente na Subida da Penha"! Refiro TVI pois era o canal que estava a assistir, mas não admirava nada SIC e RTP terem proferido tal barbaridade também, com outras inocentes "pivots" "bem fófinhas"!
Mas as calinadas não se ficam por aqui..
O vídeo da "Mais Portugal TV" que se encontra espalhado pela "net" e pelo youtube em particular, dá pelo nome de "Acidente de Rally na Rampa da Penha"! Ora esta designação leva-nos a outra grande questão! Quer dizer portanto que agora os acidentes têm outro tipo de classificação. Já não é ligeiro, grave, muito grave, ou mortal. Não! Agora é acidente de rally ou não rally!
Pergunto a esta gente. É por ser com espectadores? Ou é por o piloto seguir sozinho pelo percurso? Ou será por ser uma estrada de montanha? Estou confuso! Por esta lógica um acidente de um "touring-car" num circuito é um acidente de F1! Mas e se fôr um Subaru Impreza? Ou ferir alguém? Ou fôr com um convidado ao lado? Continuará a ser um acidente de F1? Tenho as minhas dúvidas! Pra mim seria mais um acidente apenas num circuito fechado!
Mais.
O meu pai foi durante longos anos piloto de velocidade - pista portanto... e rampas (mas nunca de rally rampas) - e sempre que à conversa com um amigo mais leigo na matéria calhava o facto de o referir como piloto de automóveis, a pergunta desse amigo era pronta e automática: "É piloto de rali?" Era uma situação que me indignava um pouco confesso, e lá tinha eu que dizer que não e que era de velocidade, pista! Ao que na generalidade a pergunta seria: "Ah.. é piloto de F1!" Quem dera!!!
O que será que está por detrás deste mito dos ralis, ao ponto de o cidadão comum definir todos os pilotos como sendo "de ralis"?
Se bem me lembro, as provas de automóveis começaram com percursos longos é certo, mas com "frogonetes" ao mesmo tempo. A F1 é a líder desta modalidade, e os pilotos imtemporais mais conhecidos são Ayrton Senna e Michael Schumacher. Poucos conhecem um Markku Alen ou uns Walter Rohrls e os mais recentes Hirvonens.
Isto agora até já não me admira nada, só não se pode permitir que empresas como as televisões privadas digam coisas deste calibre nos seus noticiários. Do H1N1 não falham eles uma vírgula!!!
Referência ainda - gosto sempre de mencionar o Autosport - que a capa desta agora "revista" não incluir nem 1 cm2 do tema "acidente na rampa da penha". Sim Senhor!!!

2 comentários:

Bruno Pereira disse...

como sempre... tas ao mais alto nível!
rally rampa da penha é muito bom!
muitos episódios caricatos se passam nas rampas... mas no final o que podemos louvar é o facto da roulote das bifanas que costuma precisamente nessa curva, não sofreu qq tipo de dano pelo condutor (ou será piloto??? um tema a explorar tb) e dizia o outro senhor na reportagem "bem feita, eu disse-te pa não vires"

Bruno Leite de Castro disse...

"eu bem te disse marco.." lol :D

Enviar um comentário