Novo Audi A4 XXL

A luta pelo prémio “Desilusão do Ano” tem agora um candidato de peso.
Se o BMW Série 5 se perfilava como um dos favoritos de última hora, a concorrente alemã Audi não quis deixar de mostrar as suas credenciais e presenteou-nos com o novíssimo A8!!

Voltamos a recordar as nossas palavras aquando da apresentação do Audi RS6 no já longínquo dia 15 de Agosto de 2008…
“A Audi aproveitou a apresentação da berlina do RS6, para apresentar o mais recente facelift do seu A6.
Com este facelift, falta pouco, muito pouco, para ser oficial… TODOS OS AUDI SÃO IGUAIS!!!!
E falta pouco porquê? Porque só falta mudar a traseira do A8.
Mais valia mudar o nome da gama A3, A4, A5, A6 e A8, para S, M, MC, L e XL, respectivamente.”

É com grande consternação que vemos a nossa profecia confirmada…
Não pensem que nos esquecemos do Q5… o “Mini Me” do Q7, nem do R8… o TT com esteroides ou do coupé de quatro portas…

Não… não é do A5 Sportback que estamos a falar… é do futuro A7, que quando chegar em 2010 vai deixar no ar a pergunta… para quê o A5 Sportback??!!!!
Infelizmente nada disto nos surpreende.

Já falamos mal do Jaguar XJ, muito mal mesmo, já para não falar do Porsche Panamera, mas a cada dia que passa, gostamos mais destes orgulhosamente feios mas distintos automóveis!
Continuar a escrever sobre o A4 XXL é penoso… vamos ser rápidos:

- Carroçaria em Alumínio (Aluminum Space Frame) com um aumento da resistência torcional de 25%.

- Mede 5,13 metros de comprimento (mais 7cm), 1,94 metros de largura (mais 5cm), 1,46 metros de altura (mais 2cm) e tem uma distância entre eixos de 2,99 metros.

- Pesa, no entanto, menos 110kg e com o extraordinário cx de 0.26 consegue uma diminuição de 15% nos consumos.

- Nova caixa Tiptronic de oito velocidades.

- V8 de 4,2 litros com 372cv e 445Nm de binário às 3500rpm, aceleração dos 0 aos 100km/h em 5,7 segundos e os clássicos 250km/h limitados.

- V8 TDI de 4,2 litros com 350cv e fantástico binário de 800Nm de binário entre as 1750 e as 2750rpm, 0 aos 100km/h em apenas 5,5 segundos… batendo o irmão a gasolina.

- V6 TDI de 3,0 litros com 250cv e 550Nm de binário para uma aceleração de 6,6 segundos até aos 100km/h.

- PARA QUÊ UMA VERSÃO DE 204CV DO MESMO MOTOR?!!... É UM A8, O SUPOSTO TOPO DA PRESTIGIANTE AUDI… SE É PARA POUPAR MAIS UNS TROCOS LANCEM TAMBÉM UM 1,6 TDI DE 105CV!!!

Não há paciência…
No interior podemos encontrar aquilo que a concorrência também tem… um sistema multimédia MMI revisto, massagens nos bancos, comando Audi Drive Select que permite regular a resposta da suspensão, da direcção, do acelerador e da caixa de velocidades, nos modos Dinâmico, Conforto, Auto e Individual, sistema de pré-colisão, “night vision”, programador de velocidade activo com função de paragem e arranque, o sistema de alerta de transposição de faixa, dispositivo de detecção de obstáculo no ângulo morto, etc.
Não se esqueça de escolher os novos faróis “full LED” para o conseguir distinguir do A6 estacionado ao seu lado no shopping…

3 comentários:

Rui Sousa disse...

De facto cada vez mais as marcas tendem a cair no banalismo de terem os modelos das varias classes muito identicas, deve de ser por causa da crise poupam na investigacao e nos moldes... enfim, o que vale é que me ainda estou a rir com o vauxhall nova a bater no subaru e e ficar com o carro "estragado"!!!

AB disse...

com estes comentários sobre os modelos lançados fico sem saber o que pretendem do avanço da tecnologia e da concorrência variada. Se têm os carros de que falam na garagem, muito bem, continuem. Se não, nao vejo a piada destas criticas sem nexo nenhum.
Chamo a isso : dor de cotovelo .

Ricardo Prado disse...

Meu caro André.
Obrigado pelo comentário.
Para quem nos acompanha com o mínimo de atenção, não é difícil descodificar o que pretendemos do “avanço da tecnologia e da concorrência variada” tal como já referimos em variadíssimos post… dou-lhe um exemplo: carregue no link que diz “Wiesmann” e se continuar sem perceber não hesite em nos comunicar.
Quanto aos carros na garagem… vamos lá ver se percebo.
Se forem bons ou caros as críticas já passam a ter nexo??
Já deixa de ser dor de cotovelo?!
Muito bem.
Infelizmente a falta de atenção da sua parte continua, porque já referimos subtilmente alguns dos modelos dos colaboradores do Motor Machines e nunca o fizemos mais declaradamente porque achamos que era muito baixo nível.
E também lhe digo… Audi temos e tivemos alguns… e não deixa de ser uma das marcas mais criticadas por nós.
Mais.
Tivemos a felicidade e privilégio de ter desde tenra idade na garagem do papá e de outros amigos modelos de tracção traseira, dianteira e integral de elevada potência.
Depreendo que saberá a diferença no prazer de condução de cada um.
Como não estou convencido que o calibre de uma garagem possa per si repor nexo ao que quer que seja, gostaria que me informasse quais as partes desconexas para assim lhe poder explicar pormenorizadamente qualquer dúvida pendente.

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