Onuk Sazan

Mais uma motor machine “privada” chega agora da Turquia.
O Dr. Ekber Onuk conhecido do mundo náutico, fundador da Yonca – Onuk JV, decidiu construir um super desportivo e homenagear o seu filho Kaan, vítima de um acidente de viação em 1996, baptizando-o com o nome por que este era conhecido na Faculdade de Engenharia Aeronáutica e Astronáutica… Sazan.

Com um design que faz o Ultima GTR corar de raiva tem a leveza como principal trunfo para conseguir performances… de peso.
Com uma carroçaria e chassis de material compósito, o protótipo apresentado equipado com o LS7 da Chevrolet, um V8 de 7,0 litros com 512cv e 635Nm de binário às 4800rpm de posição central e caixa de 5 velocidades, pesa apenas 998kg.
Se juntarmos o facto de ser também descapotável… é, sem dúvida, notável.

Mas o modelo de produção deverá vir equipado com um V6 da Nissan turbinado com 485cv e 588Nm de binário entre as 3200 e as 5200rpm para 907kg de peso.
Desculpem!
Um V6 da Nissan turbinado de 485cv?!
Mas esse não é o motor do… como se chama?... do… GT-R??

O fantástico Godzilla acelera dos 0 aos 100km/h em menos de 4 segundos com 1740kg… o Onuk vai fazê-lo em quanto?
Claro que o Nissan tem a ajuda do sistema de tracção às quatro rodas e de uma fantástica caixa de dupla embraiagem, enquanto o atrevido turco tem tracção traseira e caixa manual de 6 velocidades... e isso é mau?

Mais de 700kg de diferença.
Ficamos ansiosamente à espera das performances oficiais e a na expectativa que passe da fase de protótipo.
Para já são 200.000 euros mais impostos…
Afinal pesa bastante… na carteira.

0 comentários:

Enviar um comentário