Peugeot vence e Lamy é segundo no dilúvio de "Nano-Mini-Micro" Petit Le Mans


O prestigiado evento do calendário da ALMS sempre contou com presenças vindas da Europa e da Ásia e é uma das principais corridas de GT's hoje em dia. Na sua edição 12, a prova terminou muito aquém das 1000 milhas. A bandeira vermelha foi mostrada perto da marca de cinco horas e foi a primeira vez que a competição foi interrompida durante uma corrida da ALMS. Contudo a totalidade dos pontos será contabilizada.

O #08 Peugeot 908 HDi FAP, pilotado por Montagny e Sarrazin tinham completado 184 voltas com uma diferença de 2,011 segundos sobre o carro gémeo de Lamy e Nicolas Minassian pouco antes da marca de cinco horas. O relógio continuou a ser executado sob a paralisação, enquanto os carros cobertos aguardavam no pit-lane. Devido aos relâmpagos possíveis, os pilotos foram autorizados a sair dos seus carros para procurar abrigo na sua área de paddock da equipa.
Após perceberem a impossibilidade da prova continuar, a direcção de prova tomou a decisão de dar por concluido o evento, utilizando os resultados da primeira volta antes da bandeira vermelha. Antes, e durante o período de "safety-car", vários carros iam deslizando pra fora e dentro da pista, uns com "slicks", e outros que tomaram a decisão d colocar "wets".

"Ganhamos as 24 Horas de Le Mans e agora temos que vencer a Petit Le Mans cinco horas", sorriu Montagny. "É uma pena por causa da chuva! Fomos rápidos e teríamos tido uma boa corrida com a Audi, por isso é uma vergonha".
Sarrazin, comentou: "Nós viajamos 7000 milhas para fazer a corrida. Gostaria de ter tido mais, mas era perigoso demais para conduzir."

Em segundo lugar da geral e na classe LMP1 ficou o nosso Pedro Lamy e o pole-man Nicolas Minassian no #07 Peugeot. Isso deu à equipa do leão o pleno. 1-2 na qualificação e 1-2 na corrida pela ordem inversa. Mas a melhor notícia para as lides da Peugeot era a de terem batido a Audi pela primeira vez em solo americano.
Allan McNish e Rinaldo Capello terminaram em terceiro no 1º Audi, 3,465 segundo atrás do vencedor, e a dupla Lucas Luhr/Marco Werner conquistaram a quarta posição no 2º Audi.
Destaque ainda no evento para o fantástico acidente nos treinos livres de Scott Sharp que saiu ileso deste, mas que apresentarei na próxima rubrica que conterá os melhores acidentes da semana desportiva.

O Mazda Lola B09 86 de B.Leitzinger, M.Franchitti, B.Devlin, primeiros em LMP2

O Ferrari 430Gt de J.Melo, P.Kaffer, M.Salo, os vencedores da categoria GT2



0 comentários:

Enviar um comentário