NHRA - O reino de mais um Schumacher


Decorreu hoje em Dallas no Texas Motorplex, mais uma prova do National Hot Rod Association, NHRA. Enfim, os dragsters americanos.
Sendo esta uma categoria popular nos "states" (onde tudo é popular também), e pouco familiarizada no "velho continente" onde pouco mais há para além de um campeonato europeu, diga-se com qualidade, e meia dúzia de indivíduos que resolvem levar os seus tunings pa uma corrida de 400 metros, é no entanto uma categoria espectacular, com um colorido enorme, grandes "brands", muitos cavalos, muito barulho.. Tudo em proporções gigantes (menos no trajecto e no tempo decorrido), mesmo à americana! Por tudo isso penso que merece o seu espaçozito aqui..
Sem querer entrar em grandes detalhes no que diz respeito ao desenrolar da prova uma vez que não há uma cultura assimilada como ja referi, mencionarei apenas as classificações das "Final Rounds".
De realçar ainda é o facto de nesta mesma estranha categoria dos "states", Schumacher dominar. Não, não é o "Schumi", que deixem-no estar na posição que se encontra agora, mas sim Tony Schumacher, um "americano de gema" que tem no seu Top Fuel o "patrocínio" de Barack Obama.
Existem 4 grandes categorias dentro desta modalidade: Top Fuel (os F1), Funny Car (que de engraçados não aparentam nada), Pro Stock (os mais convencionais), e Pro Stock Motorcycle (as motos com uma dimensão para pelo menos 3 ocupantes).
Como dados de prova, interessa o "R-Time" (tempo de reacção ao sinal verde), o "E-Time" (tempo final de prova), e a velocidade média durante a "quarter-mile race".

Top Fuel
(W) Tony Schumacher (U.S. Army Dragster)
(L) Larry Dixon (Al-Anabi Racing Dragster)

Funny car
(W) Robert Hight (AAA of So. Cal Mustang)
(L) Jack Beckman (Valvoline/MTS Charger)

Pro Stock
(W) Greg Anderson (Summit Racing Equipment GXP)
(L) Johnny Gray (Johnny Gray Racing Stratus)

Pro Stock Motorcycle
(W) Hector Arana (Lucas Oil Buell)
(L) Eddie Krawiec (Screamin' Eagle/Vance & Hine)

0 comentários:

Enviar um comentário