Ford Focus RS 500 apresentado antes do tempo

A presentação estava agendada para o dia 31 de Março, mas o RS 500 apanhou as rectas da auto-estrada da informação que é a internet… e chegou dois dias antes do previsto.

Como já tínhamos referido ainda hoje de manhã, esta edição limitada a 500 unidades virá equipada com o mesmo 5 cilindros em linha de 2.5 litros mas com 350cv, mais 45cv que o RS, e com um binário máximo superior em 20Nm, totalizando agora 460Nm.

A aceleração dos 0 aos 100km/h será de 5,6 segundos (duvidamos pois os prometidos 5,9 segundos do “normal” RS nunca são conseguidos… a tracção dianteira não ajuda) e a velocidade máxima mantém-se nos 263km/h.

A placa numerada embutida na consola central confere-lhe um toque muito especial.
Estarão disponíveis dez unidades para o mercado nacional.

Se não chegar a tempo de reservar um, não desespere… compre um Mitsubishi Lancer EVO X e encomende um kit igual ao FQ-400!! E não se preocupe porque o “400” não se refere às unidades produzidas (foram 100)… mas curiosamente também não se refere à potência, porque com este kit o fabuloso Evolution passa a debitar 405cv!... e com a sua fenomenal tracção às quatro rodas acelera até aos 100km/h em menos de 4 segundos…

E o “FQ” será de quê?...
Quando foi lançado era de… Fucking Quick!!
Mas agora será de… Ford Quem??
E a velocidade máxima… não interessa para nada!
Estes carros não são para as rectas… deixem isso para os Honda Civic com compressor, ou para os Ford pretos, com jantes pretas e vidros pretos.

Porsche 918 Spyder by EVO

Ford Focus RS 500

No dia 31 de Março a Ford irá apresentar uma versão ultra especial (porque é que as melhores versões aparecem sempre quando a nova geração está pronta a ser lançada??) do Focus.
A designação RS 500 não deixará dúvidas quanto às intenções desportivas, com o “500” a referir-se à potência do 5 cilindros em linha de 2,5 litros turbinado… nada disso!!!!
Se quando apresentamos o Focus RS aqui no Motor Machines o criticamos duramente pelo facto de ser tracção dianteira renegando o seu pedigree de rali… o que iríamos dizer se tivesse 500cv?!
Esta nova versão infelizmente manterá a tracção dianteira, mas o excelente motor passará a debitar cerca de 350cv, contra os 305cv de origem, com uma produção limitada… é isso mesmo… a “500” unidades.
Para já o som promete… e com 350cv… as rectas que se segurem!!!

McLaren Automotive... "Everything we are doing is going to be pure McLaren"

Alfa Romeo... Alfa Romeo... 100 anos e cada vez mais nova

McLaren MP4-12C… afinal não é só mais um

Depois da apresentação do novo MP4-12C a McLaren divulgou os números oficiais do seu novo modelo de estrada.
Recordamos que virá equipado com um V8 de 3.8 litros bi-turbo montado em posição central, capaz de desenvolver 600 desafogados cavalos vapor… (onde é que eu já ouvi isto?)
Mas antes das performances…
Quando apresentamos o 12C aqui no Motor Machines as opiniões dos nossos colaboradores variaram. Eu critiquei o facto de ser “mais um” que dá mais de 300km/h… o nosso Rui Sousa veio logo em defesa… “É um McLaren por isso não é só mais um!!”
Meu caro Rui… tens toda a razão. Fui-te confessando que cada vez gostava mais do novo baby McLaren, embora este não chegasse aos calcanhares revolucionários do mítico F1.
Mas já que o futebol nos tem dado tantas alegrias ultimamente digamos que o F1 era o Maradona… e o MP4-12C é o Messi.
Uma aceleração dos 0 aos 100km/h em menos de 3 segundos, até aos 200km/h em menos de 10 segundos, velocidade máxima superior a 322km/h, tracção traseira e com um peso inferior a 1300kg graças, em grande parte, a um chassis construído em fibra de carbono monocoque composto por apenas uma peça que permite que este não ultrapasse os 80kg!... terá um comportamento e agilidade capazes de fintar toda a concorrência.
“É um McLaren... por isso não é só mais um!!”
Outra vez?... Já ouvi!!

BMW Série 5 Touring… e agora GT?

A BMW lançou a nova geração do Série 5 em Novembro de 2009 e passados quatro meses apresenta agora a versão Touring.

O design da versão Sedan foi por nós criticado duramente, não por ser feio, mas pela falta de arrojo estilístico, parecendo um Série 3 esticado, voltando assim a marca bávara ao típico conservadorismo alemão.

A Série 5 Touring é sem dúvida mais bem conseguida que o irmão de quatro portas, com uma elegância de linhas que deixa de necessitar ser equipada com o “Kit M” para ser atraente, como acontecia com a geração anterior.

Mas se for comparada com o Série 5 GT o caso muda de figura… a Touring é muito, muito, muito, mas muito mais bonita que “aquilo”!!
Se a vida do GT quando foi lançado não se adivinhava fácil… o que dizer agora?
Quem é que no seu perfeito juízo escolherá o GT em detrimento da Touring??
Quem?!?

O conforto e luxo a bordo estão garantidos pelos materiais de luxo empregues habituais na marca e graças ao maior espaço interior fruto do seu maior comprimento (4,907 metros) e maior distância entre eixos (2,968 metros), ou graças a equipamentos como o amortecimento pneumático no eixo traseiro de série, com regulação automática de altura ao solo, ou opcionais como barras estabilizadoras activas, direcção integral activa (as rodas traseiras giram até 3⁰ no sentido contrário das dianteiras), caixa automática de 8 relações, etc…

A versatilidade está também garantida, com uma capacidade de carga agora com 560 litros (mais 60 que na anterior) que pode aumentar para os 1670 litros com os encostos dos bancos posteriores rebatidos, o óculo do vidro da mala tem abertura independente e pode ser accionado com comando à distância, a chapeleira movimenta-se automaticamente quando abrimos o portão da referida mala, os encostos dos bancos posteriores são reclináveis até 11⁰, tecto de abrir panorâmico…

Os motores serão os mesmos do Sedan, com destaque óbvio para as versões diesel como o 520d com um quatro cilindros de 2.0 litros agora com 184cv e 380Nm de binário, que acelera até aos 100km/h em 8,3 segundos e tem uma velocidade máxima de 222km/h, mas que só consome em média 5,2l/100km com emissões de 137g/km de CO2, graças ao sistema Start/Stop.

O 530d contará com o já conhecido seis em linha de 3.0 litros com 245cv e 540 Nm de binário, 6,4 segundos dos 0 aos 100km/h, velocidade limitada aos 250km/h e consumos de 6,3l/100km com emissões de 165g/km.
Imagine-se o 535d com mais de 300cv…

Com a chegada marcada para Setembro e um preço ligeiramente superior ao quatro portas, a Mercedes e Audi voltam a ter um concorrente de peso na intensa luta pela liderança do segmento.

Novas imagens Bugatti 16C Galibier

Teste do Audi R8 Spyder... pior que na Tv Turbo!!

Para quem achar que é quase impossível apresentar um modelo de quatro rodas pior que na Tv Turbo... pode ver este vídeo!
Só falta falar da regulação eléctrica dos bancos...
E no fim, depois de umas voltas na garagem... falam das performances e comportamento!!
Muito bom!...
Isto é poesia automóvel.

- Então!... Que dizes!! É um desportivo??!..
- Absolutamente!!!... Mesmo mesmo grande carro!!... Até nas curvas!!!! Estável, fácil de controlar... e sentimos mesmo que o motor tem muita potência porque a traseira se solta quando carregamos no acelerador com o ESP desligado! Mas eu gosto disso!!!!!

...
...
Oh Mattias... podes explicar outra vez como se arranca com o launch control?... A rampa da minha garagem é muito íngreme.

Porsche 918 Spyder

A maior surpresa do Salão de Genebra 2010 foi sem dúvida o fantástico Porsche 918 Spyder.

Como se o simples facto de um Porsche ultra perfomante ter conseguido ficar no segredo dos Deuses durante todo o seu desenvolvimento não fosse tarefa suficientemente difícil, a marca alemã decidiu subir a parada e presenteou-nos com soluções técnicas que, não sendo uma novidade, a todos deixaram de boca aberta.

O futuro substituto do Carrera GT será um híbrido 'plug-in' com um sistema de baterias de iões de lítio, colocadas atrás dos bancos, que podem ser carregadas pelo motor e por uma tomada eléctrica convencional.

Até aqui nada de novo…

Mas houve uma mente iluminada que pensou… isto de lançar o primeiro diesel Porsche com um motor VW com os mesmos “míseros” 240cv de origem foi um fracasso… não vamos cometer o mesmo erro com o primeiro híbrido!!

E não cometeram… 500 CV de potência através do motor V8 de 3,4 litros a gasolina montado em posição central e mais 218 CV provenientes de três motores eléctricos. Um instalado junto à caixa PDK de 7 relações, próximo do eixo posterior e os outros dois movimentam directamente as rodas dianteiras.

Com uma potência que totaliza 718cv, o 918 Spyder atinge os 100 km/h em 3,2 segundos e alcança uma velocidade máxima de 320 km/h, mas o consumo-médio é de 3 litros!! por cada 100 km percorridos, o que se traduz em emissões de apenas 70 g/km e a autonomia anunciada para o modo exclusivamente eléctrico é de 25 km.

E o design…
O que dizer…
Nada!
É essa a função de um super desportivo.
Deixar-nos sem palavras…

Ainda há quem não compreenda a nossa paixão pelos automóveis…

Aston Martin One-77 em testes

Salão de Genebra 2010 #2

5 by Peugeot

Abarth 500C

Alfa Romeo 2uettottanta concept by Pininfarina

Audi A1

Audi RS5

Bentley Continental Supersports Convertible

BMW 5 Series ActiveHybrid Concept

Bugatti Grand Sport em fibra de carbono

Ferrari 599 HY-KERS

Gumpert Apollo S

I.DE.A Institute Sofia

ItalDesign-Giugiargo Proton Emas

Maserati GranTurismo MC Sport

Mazda MX-5 Edição 20º Aniversário

NVL Quant

Opel Flextreme GT_E Concept

Pagani Zonda Tricolore

Rinspeed UC

Sbarro Autobau Concept

TAG Heuer Tesla Roadster

Volkswagen Polo GTI

Volkswagen Touareg

Wiesmann GT MF4-S