Novo BMW Série 5

A sexta geração do Série 5 foi apresentada.
Depois de tantas fotos espia apresentadas aqui no Motor Machines e sendo nós fãs da anterior geração, desde que equipada com o kit M, a expectativa era enorme…
Mas a desilusão é ainda maior…

Instalou-se definitivamente uma crise de identidade na BMW.
O descalabro começou com o Série 5 GT, que nem é carne nem é peixe… não é carrinha, não é SUV… é o quê??
Uma coisa é de certeza… feio!

Quando se lança um carro e o maior destaque vai para a mala que abre de duas formas, só a tampa metálica ou também com o vidro traseiro… algo está mal. Esse foi o grande destaque do Skoda Superb, juntamente com o guarda-chuva embutido na porta.
Depois lançaram o X1 que é do tamanho do X3 e tem a frente do GT… que já era igual à do Serie 7.

Agora o série 5 é um Série 3 maior?!!
Ainda por cima o série 3 está mais do que desactualizado!
Mal por mal seria melhor um série 7 mais pequeno.
Não. Desculpem!
Mal por mal seria melhor olharem para o Jaguar XF!!

O interior é igual ao do GT mas menos versátil.
Não estamos a dizer que seja feio, aliás o requinte interior é a única vantagem do Gran Turismo, mas um design mais desportivo para diferenciar conceitos impunha-se.
As economias de escala falam mais alto.

A tecnologia é também já conhecida no Série 5 Gran Turismo e Série 7, com destaque para a suspensão dianteira de duplos triângulos e uma multibraços atrás, direcção activa, rodas traseiras direccionais que variam num ângulo máximo de 2,5º e caixa automática de oito velocidades.

Falemos dos motores…
O novo Série 5 terá como base uma nova evolução do motor turbodiesel de 2 litros (520d), que vê a potência passar dos 177cv para os 184cv com o binário máximo de 380 Nm que permitirá uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8,1 segundos e atingir os 227km/h. Tudo isto com um consumo médio de 5,0 l/100 km e 132 g/km de emissões de CO2.

A gama será ainda composta por três motores de seis cilindros em linha a gasolina (dois atmosféricos e um turbo do 535i que substitui o Bi-turbo da geração anterior), com potências de 204cv (523i), 258cv (528i) e 306 cv (535i), outros dois seis cilindros turbodiesel, com 204cv (525d) e 245cv (530d), enquanto o V8 mantém a tecnologia TwinPower Turbo com 407 cv (550i).

Os esperados 535d com 306cv e M5 que abandonará o V10 e virá equipado com um V8 Bi-turbo e cerca de 600cv chegarão seguidamente.
O lançamento está previsto para Março de 2010 e a carrinha estará disponível no final desse mesmo ano.
Até nos custa afirmar… mas o Classe E é mais bonito.
E quem nos acompanha sabe a nossa opinião sobre o Classe E

0 comentários:

Enviar um comentário