BMW Série 5 Touring… e agora GT?

A BMW lançou a nova geração do Série 5 em Novembro de 2009 e passados quatro meses apresenta agora a versão Touring.

O design da versão Sedan foi por nós criticado duramente, não por ser feio, mas pela falta de arrojo estilístico, parecendo um Série 3 esticado, voltando assim a marca bávara ao típico conservadorismo alemão.

A Série 5 Touring é sem dúvida mais bem conseguida que o irmão de quatro portas, com uma elegância de linhas que deixa de necessitar ser equipada com o “Kit M” para ser atraente, como acontecia com a geração anterior.

Mas se for comparada com o Série 5 GT o caso muda de figura… a Touring é muito, muito, muito, mas muito mais bonita que “aquilo”!!
Se a vida do GT quando foi lançado não se adivinhava fácil… o que dizer agora?
Quem é que no seu perfeito juízo escolherá o GT em detrimento da Touring??
Quem?!?

O conforto e luxo a bordo estão garantidos pelos materiais de luxo empregues habituais na marca e graças ao maior espaço interior fruto do seu maior comprimento (4,907 metros) e maior distância entre eixos (2,968 metros), ou graças a equipamentos como o amortecimento pneumático no eixo traseiro de série, com regulação automática de altura ao solo, ou opcionais como barras estabilizadoras activas, direcção integral activa (as rodas traseiras giram até 3⁰ no sentido contrário das dianteiras), caixa automática de 8 relações, etc…

A versatilidade está também garantida, com uma capacidade de carga agora com 560 litros (mais 60 que na anterior) que pode aumentar para os 1670 litros com os encostos dos bancos posteriores rebatidos, o óculo do vidro da mala tem abertura independente e pode ser accionado com comando à distância, a chapeleira movimenta-se automaticamente quando abrimos o portão da referida mala, os encostos dos bancos posteriores são reclináveis até 11⁰, tecto de abrir panorâmico…

Os motores serão os mesmos do Sedan, com destaque óbvio para as versões diesel como o 520d com um quatro cilindros de 2.0 litros agora com 184cv e 380Nm de binário, que acelera até aos 100km/h em 8,3 segundos e tem uma velocidade máxima de 222km/h, mas que só consome em média 5,2l/100km com emissões de 137g/km de CO2, graças ao sistema Start/Stop.

O 530d contará com o já conhecido seis em linha de 3.0 litros com 245cv e 540 Nm de binário, 6,4 segundos dos 0 aos 100km/h, velocidade limitada aos 250km/h e consumos de 6,3l/100km com emissões de 165g/km.
Imagine-se o 535d com mais de 300cv…

Com a chegada marcada para Setembro e um preço ligeiramente superior ao quatro portas, a Mercedes e Audi voltam a ter um concorrente de peso na intensa luta pela liderança do segmento.

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