Chega finalmente em Janeiro e com 12 anos de atraso, o sucessor do fenomenal Ford Escort RS Cosworth... O Focus RS. Depois de anos e anos a prometer um digno descendente de um dos ícones dos Mundiais de Rali dos anos 90, a Ford presenteia-nos com uma nova máquina devoradora de curvas e contra-curvas, que vai fazer a vida negra aos Mitsubishi Lancer EVO X e os Subaru Impreza!...
Com derivas às quatro rodas em piso seco ou molhado, de alcatrão ou gravilha, fugindo sempre à auto-estrada, porque o verdadeiro carro de rali não quer rectas, quer a adrenalina do powerslide, e o prazer único de conduzir quase só com o acelerador, e é por isso que eu pergunto... Porque é que fizeram o RS com tracção dianteira??!!!!
Deviam de mudar o nome Focus RS para Focus IJ... de "Indiana Jones", porque tal como o último filme da saga cinematográfica este Focus vai manchar a sigla RS imortalizada no mítico Escort.Para completar o quadro, a Ford equipou o novo IJ com o mesmo 2.5 Duratec do ST mas com alterações como novas árvores de cames, colector de admissão, cabeça do motor e junta da cabeça, passando a debitar 300cv (225cv no ST) e 440 Nm de binário máximo, anunciando 5,9 segundos dos 0 aos 100km/h e uma velocidade máxima de 263km/h, batendo os 242km/h e 244km/h dos já referidos Mitsubishi EVO X e Subaru WRX Sti respectivamente. Mas desde quando é que estes carros foram feitos para andar depressa em recta?
Para tentar digerir toda esta potência no trem dianteiro o Focus IJ vem equipado com um diferencial com autoblocante da Quaife, suspensão Revoknuckle baseada na configuração MacPherson mas com uma geometria redesenhada, vias mais largas 40mm, novas barras estabilizadoras, travões de maiores dimensões e jantes de 19’’.
No interior podemos encontrar as já tradicionais bacquets Recaro, alumínio escovado e instrumentação desportiva.
No interior podemos encontrar as já tradicionais bacquets Recaro, alumínio escovado e instrumentação desportiva.
Ainda não há preço definido, mas é bom que seja inferior aos 55.000€ dos rivais já referidos, porque aí é que não há mesmo nenhuma razão para comprar este Focus... a não ser que lhes queira ganhar na Ponte Vasco da Gama... Heia!!! Que bom!!...
0 comentários:
Enviar um comentário