Audi RS5… apenas 450cv

A Audi apresentou o seu RS5 poucos dias antes da apresentação oficial no Salão de Genebra.
A nossa desilusão com a marca dos anéis teve o seu último capítulo com o novo A8 desculpem… com o novo A4 XXL, mas ao que parece… a saga continua.
Com o lançamento do A5, a Audi provocou um terramoto na concorrência alemã. O Série 3 da BMW nem lhe chegava aos calcanhares, não só em termos estilísticos mas fundamentalmente em termos de segmento de mercado. Com o A5 a Audi subia a parada e beliscava os calcanhares do aburguesado Série 6, com um preço significativamente inferior.

A Mercedes apercebeu-se desse efeito e tratou de lançar uma resposta. Apressou-se a desenvolver o novo CLK mas com “factor A5” acrescentado à fórmula… e assim criou o Classe E Coupé.
Enquanto isso a Audi babava-se com o sucesso estilístico do seu menino bonito e resolveu clonar todo o resto da gama com o “A5 look”… banalizando um coupé como há muito não se via por aquelas bandas.
Não satisfeita lançou o A5 de quatro portas (ou serão 5?) que deveria ser a resposta ao aclamado CLS da Mercedes… mas aparentemente ainda vem aí o A7!... Esse sim o concorrente directo do CLS!!
Então o A5 Sportback é o concorrente do… Passat CC! Fantástico!!

Somos agora presenteados com o RS5.
Equipado com uma evolução do motor do actual S5, o V8 de 4.2 litros debita agora 450cv e tem um binário de 430Nm. Com 1725kg de peso e uma caixa de velocidades de dupla embraiagem de sete relações “S Tronic” acelera dos 0 aos 100km/h em 4,6 segundos e em opção pode ver a sua velocidade máxima estendida para os 280km/h.

Para melhorar o comportamento o sistema quattro tem uma configuração de predominância traseira com uma distribuição de 40:60, mas se necessário esta pode variar até os 70% para o eixo dianteiro ou até os 85% para o traseiro que com o já conhecido diferencial traseiro activo, lhe conferem uma agilidade e tracção deveras elevadas.

O novo RS5 conta com os habituais alargamentos da carroçaria, rebaixamento das suspensões, dupla de escape oval, pára-choques mais agressivos, difusor traseiro, aileron que se eleva a partir dos 120km/h e com vários opcionais desportivos tais como travões de cerâmica, direcção activa, jantes de 20’’, etc.
Uma excelente resposta da Audi ao BMW M3… e é aí que está o problema!
Como referimos no início, com o lançamento do A5 a Audi entrou no mercado do Série 6, mas perdeu esse fulgor estilístico ao vulgarizá-lo.

No entanto o A5 continua a ser muito mais imponente do que o Série 3 e o termo de comparação para o seu topo de gama deveria ser o M6 com os seus 507cv.
A gama RS nasceu para deixar a concorrência de boca aberta!

Em 1995 com o lançamento em parceria com a Porsche da RS2, uma simples carrinha com um 5 cilindros em linha de 2.2 litros turbinado e uma espantosa potência de 315cv a Audi deixou o mercado desportivo estarrecido. De repente os 286cv do M3 e os 272cv do Porsche 993 pareciam uma brincadeira!
O RS4 subiu mais tarde a parada para os 381cv, galopando seguidamente para os 420cv, até que apareceu um tal de RS6 com 450cv que envergonhavam os astronómicos 400cv do M5…

Voltemos ao actual RS5.
Claro que um desportivo não se pode delinear pela mera contabilização de cavalos mas há siglas numa marca que carregam consigo história.
AMG na Mercedes, BMW Motorsport, S e RS na Audi.
O novo S5 será substituído pelo motor do S4 que vem equipado com um V6 de 3.0 litros TFSI com 330cv para competir, por exemplo, com o “banal” BMW 335i. Aí está a diferença… na BMW as letras têm importância!

O S5 é que tem que concorrer com o M3. O RS5 tem que estar noutro patamar…
O que levanta a questão: Porque não usaram o absolutamente fenomenal V10 bi-turbo de 580cv do RS6?!!
Desde os testes fracassados no R8 com os problemas de temperatura do motor colocado em posição central que a Audi dá a ideia de ter vergonha deste portentoso V10.

Qual era o problema?
Ser mais veloz que o R8?
Ficar demasiado caro?
Distribuição de massas?
Ou esse será apenas utilizado pela versão duas portas do futuro RS7?

RS5 com V10 de 580cv… ia obrigar a Mercedes a lançar um Classe E Coupé AMG e a BMW a espremer ainda mais os 555cv do V8 do X6 M… e quantos coupé desportivos têm este nível de potência?
Bentley Continental GTC, Ferrari 599GTB, Lamborghini Murciélago LP640, Mercedes CL 65 AMG, McLaren MP4-12C… também ficou de boca aberta?

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