Mais uma apresentação na véspera do Salão de Genebra, desta vez é a Porsche que revela a segunda geração do Cayenne.
A primeira geração do SUV da marca alemã não primava pelo apuro estilístico, diríamos mesmo que era feio, mas o seu aspecto de tanque à prova de tudo conferia-lhe uma robustez que aliada à performance dos motores mais potentes S e Turbo se transformaram numa fórmula de sucesso.
A primeira geração do SUV da marca alemã não primava pelo apuro estilístico, diríamos mesmo que era feio, mas o seu aspecto de tanque à prova de tudo conferia-lhe uma robustez que aliada à performance dos motores mais potentes S e Turbo se transformaram numa fórmula de sucesso.
O novo modelo está agora mais arredondado e fluído o que ajuda a camuflar o maior comprimento, tendo crescido 48mm, possibilitando uma maior habitabilidade graças há também maior distância entre eixos, que aumentou 40mm, mas a lotação de 5 passageiros mantém-se, ao contrário da possibilidade de 7 dos concorrentes Q7 e X5.
A qualidade dos materiais continua a ser aquela a que a Porsche nos habituou por isso a nossa atenção vai para as motorizações, com destaque para a versão híbrida, equipada com um V6 de 3.0 litros sobrealimentado com 333cv de potência e um motor eléctrico de 47cv, totalizando uns muito interessantes 380cv, com um binário máximo de 580Nm logo às 1000rpm.
O novo híbrido pode funcionar apenas com motor eléctrico ou com ambos de forma conjunta, em função do tipo de condução e consegue prestações equivalentes à versão “S” mas com um consumo médio de “apenas” 8,2l/100km e emissões de 193g/km CO2, o que para um Cayenne a gasolina é um autêntico milagre.
A diminuição dos consumos também se verifica na restante gama, graças à redução do peso (180kg no Cayenne S) ou à utilização da nova caixa automática Tiptronic S de oito velocidades, que permitem uma notável poupança de 20% no V6 de 3.6 litros de 300cv e de 23% nos mais potentes V8 de 4.8 litros com 400cv do “S” e 500cv do “Turbo”.
Será que a versão diesel irá continuar com o mesmo V6 de 3.0 litros de 240cv que podemos encontrar em qualquer “vulgar” Touareg??
Não vamos voltar a falar dessa vergonha… já demos para esse peditório.
Não vamos voltar a falar dessa vergonha… já demos para esse peditório.
Em Portugal o Cayenne será proposto por 83 141 euros, o Cayenne Diesel por 84 358 euros, o Cayenne S Hybrid por 87 745 euros, o Cayenne S por 105 267 euros e o Cayenne Turbo por 152 217 euros… sem pintura metalizada!
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