BMW Vision EfficientDynamics Concept

A grande atracção da BMW no salão de Frankfurt foi revelada no mesmo dia que o co-fundador deste blog, Rui Sousa, foi pai pela primeira vez!!

Como BMW Vision EfficientDynamics Concept é um nome muito careta e sendo este um recém-nascido lindo que chega com estrondo e já deixa a sua marca, o Motor Machines vai fazer uma “Homage” e baptizá-lo de… Inês.

O Inês é o protótipo de um superdesportivo com o qual a BMW antecipa a tecnologia “verde” que irá implementar nos seus futuros modelos.

Este coupé de 2+2 lugares e tracção integral vem equipado com um sistema híbrido composto por dois motores eléctricos, um para cada eixo, e um motor turbodiesel colocado à frente do eixo traseiro totalizando uma potência de 356cv com um binário de… 800Nm!!

O motor de combustão utilizado é um novo três cilindros de 1,5 litros, ou seja, metade do 3,0 litros que equipa o 335d, debita uma potência de 163cv, 290Nm de binário e irá futuramente ser utilizado noutros modelos da marca, nomeadamente o série 1.

As performances anunciadas são extraordinárias, com uma aceleração dos 0 aos 100km/h de apenas 4,8 segundos, velocidade máxima limitada aos 250km/h e um consumo médio de… 3,76l/100km com emissões de CO2 que não ultrapassam os 99g/km.

Em modo exclusivamente eléctrico o Inês pode percorrer uma distância de aproximadamente 50km, graças às suas baterias em polímero de lítio, com capacidade de 8,6 kWh, colocadas junto ao túnel central do veículo para o equilíbrio de massas, pois pesam 85kg, que podem ser recarregadas numa tomada de 220V em apenas duas horas e meia.

O design é ultra futurista, como manda a etiqueta dos protótipos, onde destacamos a transparência e leveza conseguidas com a extensa utilização de policarbonato na carroçaria e nos numerosos painéis de vidro sensíveis à luz, e o alumínio para construção do chassis e suspensão para assim se conseguir um peso total de 1395kg, num veículo com 4,60 metros de comprimento, 1,24 metros de altura, 1,90 metros de largura e um espantoso coeficiente aerodinâmico de 0,22cx.

Esperemos que não seja mais um protótipo a ficar “na gaveta” ou que a versão final não seja demasiado desvirtuada… acabem só com aqueles néon azuis.

Mini Coupé Concept

A BMW para celebrar os 50 anos do Mini irá apresentar no salão de Frankfurt um protótipo desportivo de apenas dois lugares desse mesmo modelo, denominado Mini Coupé Concept.

A especulação de um Mini especial não vem de agora. O Mini Speedster, versão cabrio desportiva também de dois lugares do actual Mini, já está prometido há bastante tempo, pelo que esta versão “fechada” não deixa de ser uma surpresa.

Com um design vincadamente desportivo, este Coupé Concept deixa no entanto no ar uma certa sensação de modelo feito “à última hora” para preparar o cliente para o que aí vem…
Baixar a altura em 6 cm e mudar o ângulo do pilar C, sabe a pouco… muito pouco.

Se este não é um modelo definitivo, o mínimo exigível era um maior arrojo no design da “cintura” para baixo, que aparentemente não sofreu nenhuma alteração.
Exceptuando um centro de gravidade mais baixo, os faróis são iguais, as saias são iguais, párachoques… se repararem no vídeo que apresentamos, quando o modelo aparece filmado só da referida cintura para baixo… pararece um Cooper S normal.

O Mini Coupé irá querer roubar clientes ao Peugeot RCZ e em última estância ao Audi TT, sendo por isso “obrigatório” um rasgo estilístico mais inspirado.

As próprias imagens do suposto Speedster eram muito mais arrojadas.
Esperemos que o público na sua apresentação mundial exija mais “pimenta”…
Falemos então do “sal” deste modelo, que também aqui será “apenas” o 1,6 litros turbo do John Cooper Works, com 211cv e um binário de 260Nm, que pode chegar aos 280Nm com overboost.

Não queremos ser muito maus, mas pelo menos mais um miserável cavalinho do que o Mini JCW… era o mínimo!!


Maserati GranCabrio

A Maserati não quis ficar para segundo plano nos destaques do fantástico Salão de Frankfurt e já revelou as primeiras fotos do primeiro cabrio de quatro lugares da sua história.

O fantástico coupé GranTurismo deixa de ser o modelo mais desejado da marca italiana para dar lugar ao seu irmão GranCabrio.

O espantoso design Pininfarina foi extravasado e o resultado é um dos cabrios mais sexy do mercado, a par do Aston Martin DBS Volante, mas com a vantagem de possuir quatro verdadeiros lugares graças à maior distância entre eixos.

Citando responsáveis da Maserati, “os passageiros traseiros não são meros actores secundários, mas co-estrelas da viagem”.

As especificações oficiais ainda não foram divulgadas mas o motor de lançamento será o V8 de 4,7 litros com 440cv já conhecido do GranTurismo S.

Por nós até deveria ser equipado com um 1000cc de 60cv, para andar bem devagarinho e poder ser apreciado calmamente como verdadeira obra de arte que é… principalmente nos dias de hoje que modelos bonitos e exclusivos são cada vez mais raros.
Vendas agendadas para a Primavera de 2010.