É com grande relutância que falamos do Cayenne Diesel. Não só por ser o primeiro diesel da história da marca alemã, mas também pela desilusão constante com que a marca nos tem brindado a cada lançamento de um novo modelo, sendo disso exemplo o Panamera já por nós apresentado.
A única desculpa que conseguimos encontrar, é aproveitar o facto de termos fotos espia do próximo Porsche Cayenne... e assim falar inevitavelmente do Porsche TDI...
Numa declaração oficial, a Porsche afirmou que a decisão de introduzir uma variante Diesel do Cayenne “foi a resposta à mudança de normas legais em determinados mercados europeus, resultando em incentivos fiscais para veículos com motores diesel”. A empresa também afirmou que “a nova posição da Porsche no Grupo Volkswagen, maior construtor de motores diesel modernos para veículos de passageiros, abriu novas oportunidades para utilizar a tecnologia diesel”.
A única desculpa que conseguimos encontrar, é aproveitar o facto de termos fotos espia do próximo Porsche Cayenne... e assim falar inevitavelmente do Porsche TDI...
Numa declaração oficial, a Porsche afirmou que a decisão de introduzir uma variante Diesel do Cayenne “foi a resposta à mudança de normas legais em determinados mercados europeus, resultando em incentivos fiscais para veículos com motores diesel”. A empresa também afirmou que “a nova posição da Porsche no Grupo Volkswagen, maior construtor de motores diesel modernos para veículos de passageiros, abriu novas oportunidades para utilizar a tecnologia diesel”.
Ficamos a aguardar ansiosamente pelo lançamento do 911 2.0 TDI de 170cv, que tem emissões de CO2 inferiores ao 3.0 utilizado no Cayenne, conseguindo assim ainda mais incentivos...
Sejamos claros! É óbvio que é tudo uma questão de números. A Porsche rendeu-se à força dos números a partir do momento que se lançou no mundo dos familiares de passageiros... o diesel era uma questão de tempo. Mas pelos vistos o ministro Mário Lino antes de pertencer ao governo estava na administração da Porsche, porque pouco depois do lançamento do Cayenne também disseram: “Diesel jamais...”
Sejamos claros! É óbvio que é tudo uma questão de números. A Porsche rendeu-se à força dos números a partir do momento que se lançou no mundo dos familiares de passageiros... o diesel era uma questão de tempo. Mas pelos vistos o ministro Mário Lino antes de pertencer ao governo estava na administração da Porsche, porque pouco depois do lançamento do Cayenne também disseram: “Diesel jamais...”
Claro que não tenho nada contra o diesel, mas tenho tudo contra os diesel na Porsche! A Porsche é uma marca declaradamente desportiva, desde 1931 que constrói modelos de estrada e de competição. Quem estiver preocupado com os custos do consumo do seu automóvel... que compre outra marca!!
Mas o pior de tudo isto não é só o facto de girarmos a chave com a mão esquerda e ouvirmos o clássico “clac clac clac”. Utilizar o mesmo 3,0 litros V6 de 240cv de potência e 550Nm de binário máximo fornecido pela Audi e já utilizado no Q7, sem qualquer tipo de upgrade por parte da marca de Estugarda é absolutamente inaceitável!...
Mas o pior de tudo isto não é só o facto de girarmos a chave com a mão esquerda e ouvirmos o clássico “clac clac clac”. Utilizar o mesmo 3,0 litros V6 de 240cv de potência e 550Nm de binário máximo fornecido pela Audi e já utilizado no Q7, sem qualquer tipo de upgrade por parte da marca de Estugarda é absolutamente inaceitável!...
A Porsche já é maioritária no Grupo VW, mas não se pode deixar “misturar”, tem que ter identidade própria, e é imperdoável que o primeiro modelo diesel da marca não seja algo verdadeiramente especial e desportivo, como o 3.0 litros bi-turbo da BMW por exemplo, e passe perfeitamente “ao lado” no mercado automóvel, passando a ser apenas mais um SUV a diesel...
Nem que tivesse 3 turbos mais pequenos!! Como quem diz: meus amigos entramos no mundo do diesel, tenham cuidado... tenham muito cuidado!
Mais uma desilusão da marca alemã.
Nem que tivesse 3 turbos mais pequenos!! Como quem diz: meus amigos entramos no mundo do diesel, tenham cuidado... tenham muito cuidado!
Mais uma desilusão da marca alemã.
Resta-me referir que este novo Cayenne vem associado a uma transmissão Tiptronic S de seis velocidades, anunciam um consumo médio de 9,3 l/100km e 244 g/km de emissões de CO2. Tem o seu lançamento confirmado para o próximo mês de Fevereiro na Europa estando a ser preparada a sua introdução noutros mercados, nomeadamente o americano, no início de 2010, conforme correrem as vendas dos Mercedes BlueEfficiency e dos Audi TDI. Em Portugal terá um preço de venda ao público a partir de 89.187 euros e de 56.436 euros na Alemanha.
Como prometido, apresentamos também imagens do futuro Cayenne, cujo interior como podemos confirmar é inspirado no Panamera, e esperemos agora que o exterior seja algo de original e apelativo, como a Volvo fez com o XC60 por exemplo.
Duvido...
Duvido...
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