Depois de ter apresentado há quase 2 anos o bastante interessante protótipo 308 RCZ no Salão de Frankfurt a Peugeot lançou as primeiras imagens oficiais do seu novo coupé, confirmando assim a sua presença de novo no referido certame, mas com a versão final.
Com este modelo o construtor francês entra num novo nicho de mercado de gama média/alta onde o Audi TT é líder.
Com este modelo o construtor francês entra num novo nicho de mercado de gama média/alta onde o Audi TT é líder.
Para marcar a diferença na própria Peugeot, este será o primeiro modelo da história da marca a não usar designação numérica… o que só por si parece pouco... mas não é.
O nome é importante e registamos com agrado que a Peugeot aprendeu com o erro da VW, que lançou um modelo mais sexy e exclusivo pronto para entrar no solitário mundo dos coupé de quatro portas criado pela Mercedes e… apelidou-o de Passat CC…
Se tivesse um nome mais agressivo como “VW Scorpion” ficava bem mais elitista…
Ou então coloquemos a questão da seguinte forma: se o Scirocco se chamasse Golf Coupé ficava bem mais feio… não ficava??
O nome é importante e registamos com agrado que a Peugeot aprendeu com o erro da VW, que lançou um modelo mais sexy e exclusivo pronto para entrar no solitário mundo dos coupé de quatro portas criado pela Mercedes e… apelidou-o de Passat CC…
Se tivesse um nome mais agressivo como “VW Scorpion” ficava bem mais elitista…
Ou então coloquemos a questão da seguinte forma: se o Scirocco se chamasse Golf Coupé ficava bem mais feio… não ficava??
Mas só o nome não chega. O Design pelo que dá para descortinar nas fotos lançadas mantém as linhas orientadoras do protótipo o que é bastante positivo e este 2+2 terá mais características exclusivas, como as motorizações que no entanto ainda não foram divulgadas oficialmente.
O quatro cilindros de 1.6 litros turbinado que equipava o referido concept de 218cv de potência e 300Nm de binário parece-nos uma boa solução, especula-se que haverá uma versão de 250cv e esperemos que os diesel tenham também mais potência que os da gama “normal”.
O quatro cilindros de 1.6 litros turbinado que equipava o referido concept de 218cv de potência e 300Nm de binário parece-nos uma boa solução, especula-se que haverá uma versão de 250cv e esperemos que os diesel tenham também mais potência que os da gama “normal”.
Virá equipado com caixa manual ou automática de seis relações e infelizmente só contará com versões de tracção dianteira. Lembramos que os Audi têm também o sistema Quattro.
Com o uso de materiais leves como a fibra de carbono, policarbonato e alumínio o peso será bastante baixo, factor cada vez mais importante em qualquer desportivo para um elevado nível de performances e consumo ou emissões reduzidas.
Com o uso de materiais leves como a fibra de carbono, policarbonato e alumínio o peso será bastante baixo, factor cada vez mais importante em qualquer desportivo para um elevado nível de performances e consumo ou emissões reduzidas.
O grande trunfo terá que ser no entanto o preço. Para beliscar os calcanhares do TT não existe outro argumento.
Há determinados mercados que o prestígio do construtor ainda dita as regras e a prova disso são marcas como a Lexus ou a Infiniti que foram criadas para se “distanciarem” das fundadoras Toyota e Nissan.
E a Peugeot sofre dessa dificuldade.
Mas em relação à Audi este poderá não ser um problema no médio prazo.
Como os Seat agora são Audi recauchutados como o Exeo comprova, mais tarde ou mais cedo a Audi baixará para o nível da Peugeot e aí a qualidade do produto final ditará as regras.
As primeiras entregas do RCZ estão agendadas para a Primavera de 2010.
Há determinados mercados que o prestígio do construtor ainda dita as regras e a prova disso são marcas como a Lexus ou a Infiniti que foram criadas para se “distanciarem” das fundadoras Toyota e Nissan.
E a Peugeot sofre dessa dificuldade.
Mas em relação à Audi este poderá não ser um problema no médio prazo.
Como os Seat agora são Audi recauchutados como o Exeo comprova, mais tarde ou mais cedo a Audi baixará para o nível da Peugeot e aí a qualidade do produto final ditará as regras.
As primeiras entregas do RCZ estão agendadas para a Primavera de 2010.
1 comentários:
este é engraçadinho ....
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