Parajet Skycar

Depois de termos apresentado o Parajet Skycar no final de Novembro do ano passado o seu mentor Gilo Cardozo partiu em Janeiro numa expedição com o ex-oficial das forças armadas britânicas Neil Laughton para provar que o seu carro voador não era ficção.

A incrível viagem inaugural do protótipo era no mínimo arrojada… percorrer cerca de 6000km de Londres até Timbuktu no Mali em África, sobrevoando por França, Espanha, Marrocos e o Sahara via Mauritânia até ao referido destino e depois regressar via Senegal.

Com a ajuda de uma equipa de apoio terrestre composta por veículos e motos todo-o-terreno e um camião 8x8 que transportava os mantimentos e o bio-fuel a expedição de 42 dias foi um sucesso!

Estavam lançados os dados para os investidores e potenciais clientes tornarem o sonho de Gilo Cardozo realidade… e este não desiludiu.
Foi lançada versão final e o resultado é arrebatador!!

Com um design agressivo e futurista o Parajet Skycar será o primeiro veículo automóvel capaz de voar do mercado, entrando com estrondo na aviação ultraleve focada no lazer.
O seu estilo radical invoca isso mesmo… lazer e acima de tudo, adrenalina!
Para além de lhe conferir a leveza necessária o “open design” reflecte também a consciência das limitações de um voo a paramotor, nomeadamente o vento, precipitação, luz natural, etc.

Mas não se preocupe.
Se as condições meteorológicas não permitirem voar poderá sempre divertir-se com as quatro rodas.
E muito.
Graças ao seu baixo peso com um chassis Tubular Space Frame, às suas capacidades também em todo-o-terreno e principalmente ao seu motor de 4 cilindros e 1000cc da Yamaha R1 com 140cv, é capaz de acelerar dos 0 aos 100km/h em apenas 4,2 segundos e tem uma velocidade máxima de 225km/h.

Se entretanto o vento acalmar ou simplesmente não lhe apetecer aturar o trânsito ligue o “fly mode” e em 3 minutos fica pronto para arrancar para a descolagem, bastando para isso menos de 200 metros de pista e chegar aos 60 km/h.
A velocidade de cruzeiro no ar é de 132km/h e a máxima de 160km/h.

Pode voar a uma altitude máxima de 15.000 pés, tem uma autonomia de 320km e se o motor falhar o piloto pode simplesmente deslizar até terra ou se houver uma colisão no ar ou um grave problema com a “asa deslizante” é disparado um segundo pára-quedas de emergência.
A única dúvida será saber se é necessária alguma licença de voo e se for um êxito de vendas, quais os outros modelos que se seguirão, porque se tiverem uma vertente de longo curso não tardará muito ao governo lançar uma taxa de descolagem e aterragem para compensar as portagens que deixamos de pagar.

Estão marcados novos voos de teste para Setembro e as primeiras entregas previstas para o final de 2010.
Pode realizar já a sua pré-encomenta, bastando para isso fazer um depósito reembolsável de 10.000 Libras, cerca de 11.570 Euros e quando faltarem 100 dias para a entrega depositar as restantes 40.000 Libras (46.280 Euros) do preço final estimado.
Que impostos paga em Portugal?...
Motor de mota, é um carro, pode voar…

2 comentários:

Rui Sousa disse...

Fico a aguardar a versão que permita andar na água... a questão dos impostos é engracada, ideia arrebatodar e com um design arrojado e bonito.

André Ferreira disse...

realmente.. uma versão para poder andar na água era top! de qq forma este é mto lá mesmo... para os amantes dos ares e dos automóveis, é capaz de ser uma solução integrada mto interessante :P
o melhor dos 2 mundos.. eheh

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