Mercedes E63 AMG

A Mercedes lançou hoje as primeiras imagens oficiais do topo de gama do seu novo Classe E. O modelo passou, como é costume, pelas mãos da AMG ganhou o pacote racing e assim nasceu o E63.
Peço desculpa pela agressividade mas para um modelo que, tal como dissemos mais de uma vez, não é muito apreciado aqui no Motor Machines, escrever a terceira reportagem sobre o mesmo... é abusar não?!!

Convenhamos que este não é um modelo qualquer, é um Táxi bem apressado com 525cv extraídos de um fantástico V8 de 6208cc com 630Nm de binário, capaz de levar os seus clientes até aos 100km/h em apenas 4,5 segundos e se tirarmos o limitador passa alegremente os 300km/h. Tudo isto com uma redução nos consumos de 12% em relação ao antecessor... mais lucro para o taxista.

Para este tipo de performance também contribui em muito a caixa Speedshift MCT de sete relações, que tem quatro níveis. O mais soft “Controlled Efficiency”, o “Sport”, o mais desportivo “Sport Plus” e o ultra rápido “Manual”, com passagens de caixa em 100 milisegundos.
Claro que as modificações não se ficam pelo motor, vem equipado com parachoques mais agressivo com LED diurnos (a culpa destas luzinhas de natal é da Audi que começou com o R8... haja paciência), nova suspensão com a particularidade da traseira regular automaticamente a altura independentemente do peso na bagageira para manter sempre o carro nivelado, o sistema “AMG Ride Control” é responsável por um bom equilíbrio quer na auto-estrada ou na estrada mais sinuosa, novas barras estabilizadoras, travões, difusor traseiro, as habituais quatro saídas de escape mas desta feita angulares e pneus 255/40 na frente e 285/35 na traseira em jantes de 18’’ ou em opção de 19’’.

Mais um alemão familiar cheio de força prontinho para fazer a vida negra a qualquer outro desportivo mais distraído.
E quando digo outro desportivo mais distraído, claro que estou a falar de outro chefe de família que reclama com o filho sentado atrás que este tem que pôr o cinto porque o papá está constipado e se espirrar pode mover acidentalmente o pé direito 2mm para a frente correndo o risco de o esmagar contra os bancos se não estiver devidamente sentado no RS6 e os seus 580cv.
Ou então o executivo que ainda está a ler as instruções do sistema iDrive do seu BMW M5 para chegar ao menu do botão “M” e colocar os 507cv em acção, mas com a suspensão mais soft porque sofre das costas...
Qual o carro a escolher então?...

O Mercedes está fora de questão, porque para além de ser feio, a partir do momento que terá disponível no mercado o modelo 200 cdi com 135cv, nunca gastaria mais de 150.000€ num veículo que no semáforo para os mais leigos... “são iguais mas aquele é mais tuning”.
O Audi também não porque como já o referimos na nossa reportagem sobre o RS6 e cito: “TODOS OS AUDI SÃO IGUAIS!!!!”... “Mais valia mudar o nome da gama A3, A4, A5, A6 e A8 para S, M, MC, L e XL, respectivamente”.
E o M5 será substituído muito brevemente com a nova gama do série 5 aí à porta...
Esqueça os alemães.
Escolha o fantástico Maserati Quattroporte S... ah não pode... é exclusivíssimo mas só tem 430cv, demora uns eternos 5,4 dos 0 aos 100km/h e só toca nos 280km/h.

Se o problema é performance então está decidido, compre o mais potente Cadillac de sempre o CTS-V, que com o seu V8 de 6,2 litros mais compressor tem uma potência de 556cv, com a caixa de velocidades manual de 6 relações dispara até aos 100km/h em cerca de 4,2 segundos e uma velocidade máxima de 307km/h.

Com uma estética bastante musculada, deixa logo “à vontade” qualquer outro condutor, pois mostra logo que não está para brincadeiras. O comportamento é bastante desportivo graças à suspensão desportiva Magnetic Ride Control mas tem dois grandes defeitos... com a caixa automática perde bastante nas performances com a velocidade máxima a baixar para os 280km/h do Maserati (estes americanos...) e isso mesmo... é americano... Será que vão falir?
A solução que resta só pode ser uma... o fantástico Jaguar XFR. Com o 5.0 litros V8 e compressor de sexta geração Roots TVS (Twin Vortex System) produz 510cv entre as 6000-6500 rpm e tem um binário de 625Nm entre as 2500-5500 rpm. A caixa automática de 6 velocidades permite fazer acelerações dos 0 aos 100km/h em 4,9 segundos e a velocidade máxima está limitada aos 250km/h.
Ainda bem... porque assim quem vai na estrada poderá sempre apreciar a sua beleza.

Claro que tem que mandar tirar o limitador... ou não?
Não!... Eu não o tirava.
Porque não era essa a minha escolha...
Pode-me chamar uma fraude... porque o modelo escolhido já foi apresentado aqui no Motor Machines e eu apelidei-o de... horrível...
Em minha defesa devo acrescentar no entanto 11 factores:
1- Ainda não o vi ao vivo, por isso dou-lhe o benefício da dúvida.
2- “Esqueça os alemães” foi uma brincadeira... nunca esqueço os carros alemães.
3- Para não o influenciar com o meu “péssimo” gosto, não vou colocar imagens exteriores do referido modelo... só do interior.
4- V8 de 4.8 litros com duplo-turbo.
5- Mais de 500cv e a versão “S” poderá ter 600cv.
6- 0 aos 100km/h em cerca de 4 segundos.
7- Velocidade máxima mais de 300km/h.
8- Tracção às 4 rodas.
9- Caixa de velocidades de embraiagem dupla (PDK).
10- É um Porsche.
11- ... é um Porsche.






2 comentários:

Rui Sousa disse...

Mt bom, reportagem completa e atractiva, assim que comecas a ler tens de a acabar.

Ricardo Prado disse...

Hei hei hei... esse comentário é de 1 de Abril ou é a sério??...

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