O que dizer de um veículo como este?
Gosto, odeio, louco, horrível, ridículo?...
Uma coisa lhe posso garantir, quando acabar de ler esta reportagem vai apreciá-lo um pouco mais.
Gosto, odeio, louco, horrível, ridículo?...
Uma coisa lhe posso garantir, quando acabar de ler esta reportagem vai apreciá-lo um pouco mais.
Tramontana é uma empresa de Design Avançado sedeada na Costa Brava em Espanha que em 2006 se lançou no mundo dos super desportivos com o a.d. Tramontana. Um veículo de “alta costura”, desenvolvido e equipado de acordo com os gostos e proporções físicas de cada cliente. Quando encomendado uma equipa tira as medidas do condutor para assim adaptarem o cockpit, moldarem os bancos desportivos e tudo assentar que nem uma luva.
Para além do design a lembrar um protótipo que nunca chega à produção, inspirado na fórmula 1 e nos caças de combate, o exotismo é transportado para os materiais e cores no exterior, com a possibilidade de acabamentos em ouro, pedras preciosas, madeira ou fibra de carbono. No interior podemos escolher os materiais mais diversos, como cabedal, cabedal de camelo, pele de crocodilo e até de cobra. As possibilidades variam de acordo com o tamanho da carteira.
É sem dúvida uma motor machine que não deixa ninguém indiferente.
É sem dúvida uma motor machine que não deixa ninguém indiferente.
Passados quase três anos a marca Catalã lança o a.d. Tramontana R, versão mais racing do modelo base, com chassis e carroçaria em fibra de carbono, conseguindo-se assim uma redução do peso de 92 kg, totalizando agora 1260 kg.
A distância entre eixos foi encurtada 50mm para melhorar o comportamento mas as suas dimensões continuam bem generosas como atestam os 4876mm de comprimento, 2082mm de largura e 1295mm de altura. A distribuição do peso é quase perfeita com 42% na frente e 58% na traseira, vem equipado com jantes de fibra de carbono e magnésio de 20’’ com pneus da medida 245/40 na frente e 335/30 na traseira, travões de cerâmica de 380mm da Brembo e uma suspensão ajustável da Ohlins que permite variar a altura do carro entre os 85 e 135mm.
O motor continua a ser o V12 de 5.5 litros da Mercedes bi-turbo com dois níveis de potência, 550cv às 5000rpm no modo normal mas que ao pulsar de um botão este liberta toda a sua fúria e temos à mercê do pé direito 720cv de potência às 5250rpm e 1100Nm de binário. Com caixa sequencial de 6 velocidades e tracção traseira, a marca espanhola anuncia uma aceleração dos 0 aos 100km/h de 3,6 segundos, dos 0 aos 200km/h de 10,15 segundos e uma velocidade máxima de 325km/h.
No interior continuamos a ser brindados com pormenores deliciosos como a cobertura em alumínio à F18 que pode ser retirada transformando-se assim num cabrio, o volante cortado, o painel de instrumentos em LCD cuja informação pode ser reconfigurada de acordo com as preferências do condutor, oferecendo desde a simples informação da velocidade e rotação ou dados mais detalhados do veículo para uma utilização em pista.
A produção anual será de 12 unidades, ou seja, uma por mês e o preço deverá começar nos 385.000€ em Espanha e poderá chegar... até onde a imaginação o levar.
Num mundo onde os automóveis são cada vez mais iguais, como já me queixei tantas vezes, é triste que tenham que ser os super desportivos a abanar com o mercado para se ver algo de diferente.
Num mundo onde os automóveis são cada vez mais iguais, como já me queixei tantas vezes, é triste que tenham que ser os super desportivos a abanar com o mercado para se ver algo de diferente.
Não há justificação para isso, porque para se construir algo de especial não é necessário gastar milhares de euros, basta um designer com imaginação e executivos competentes.
Veja-se o novo Honda Civic por exemplo. Uma verdadeira lufada de ar fresco no deserto de ideias do mercado automóvel.
Em contrapartida vejamos esta foto do novo VW Golf Plus. É a continuidade do antigo, misturado com a frente do Scirocco.
Nada de novo. Tudo igual.
Veja-se o novo Honda Civic por exemplo. Uma verdadeira lufada de ar fresco no deserto de ideias do mercado automóvel.
Em contrapartida vejamos esta foto do novo VW Golf Plus. É a continuidade do antigo, misturado com a frente do Scirocco.
Nada de novo. Tudo igual.
Só há um pormenor...
É que este não é o novo Golf Plus!!
É o novo VW Polo!!...
Revoltante não é?...
É que este não é o novo Golf Plus!!
É o novo VW Polo!!...
Revoltante não é?...
Eu bem avisei no início que ia acabar por apreciar um pouco mais este Tramontana R.
Quanto mais não seja pelo que ele representa estilisticamente.
Estamos na presença de um super desportivo deveras especial, absolutamente único, inconfundível.
Quanto mais não seja pelo que ele representa estilisticamente.
Estamos na presença de um super desportivo deveras especial, absolutamente único, inconfundível.
Deixa os já exóticos Zonda, Caparo T1 ou Hulme F1 de boca aberta.
Goste-se ou não é no mínimo... espantoso.
Uma autêntica obra de arte.
Goste-se ou não é no mínimo... espantoso.
Uma autêntica obra de arte.
Aconselho só uma coisa. Não o leve a um shopping com estacionamento a pagar ou se andar na auto-estrada não se esqueça da via verde... é impossível alcançar o ticket...
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