Shelby Ultimate Aero EV

Em Julho de 2008 publicamos uma pequena reportagem e respectivo vídeo sobre o primeiro modelo da Shelby Super Cars (SSC, Inc.) o Ultimate Aero, que se colocou no topo da hierarquia de velocidade com uns expressivos 412,28 km/h.
Esta empresa americana fundada por Jerod Shelby continua apostada em surpreender o universo automóvel e desta feita... na energia verde!
No final de Janeiro a SSC anunciou o lançamento da sua nova tecnologia de propulsão eléctrica, o revolucionário All Electric Scalable Powertrain (AESP).
Como “montra” desta nova tecnologia, a subsidiária SSC Green, Inc., responsável por esta tecnologia, irá montar o AESP no actual Shelby Ultimate Aero. Recordamos que este modelo tinha 1183cv quando bateu o recorde de velocidade... sim tinha... porque a nova versão de 2009 tem agora 1287cv.
Já sei o está a pensar... agora sim é que ele deve de andar!! Não pense que este aumento de potência é inocente ou um capricho, porque com 1287cv o Ultimate Aero tem agora mais potência que peso, pois acusa na balança 1250kg, diria mesmo uns esqueléticos 1250kg comparado com as quase duas toneladas do Bugatti Veyron.

Para ajudar a “relativizar” estes números e como temos leitores que de certeza já perguntaram no quiosque se há Jackpot no Euromilhões porque os 15 Milhões de base sabem a pouco!!!... recordo que um Porsche 911 Carrera 2 acelera dos 0 aos 100km/h em 4,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 302 km/h, com 385cv. O Aero tem mais 902cv...
Mas prepare-se porque agora é que vai ficar espantado. O AESP que será montado no Ultimate Aero tem nada mais nada menos que... 1000cv. A SSC quer assim provar que os motores eléctricos conseguem não só igualar o nível de potência de um motor de combustão interna como também produzem uma potência mais linear, pois têm disponível 100% do seu binário desde as 0 rpm.

O Ultimate Aero EV terá assim dois motores AESP que totalizam uns inacreditáveis 1000cv com um binário de 1085Nm, conseguindo uma aceleração dos 0 aos 100km/h em cerca de 2,6 segundos com a ajuda de uma caixa de velocidades automática de 3 relações e uma velocidade máxima de 335km/h. Para ajudar ao espanto esta Motor Machine terá uma autonomia entre os 240 e os 320km em cada carga das baterias, que podem ser recarregadas em 10 minutos. Sim 10 minutos... não é o primeiro construtor a afirmar tal coisa, não leu a nossa reportagem sobre o Lightning GT??!?!

O AESP é arrefecido a líquido podendo o condutor abusar deste tipo de performance durante largos períodos de tempo sem problemas se sobreaquecimento... a não ser o dos pneus.
O melhor de tudo isto é que este será apenas um dos níveis de potência que a SSC Green, Inc. disponibilizará no mercado, variando entre os 200cv para carros de gama média, 500cv para os SUV ou até 1200cv para camiões, máquinas pesadas, autocarros, veículos militares, etc. Uma verdadeira revolução ambiental.
A SSC planeia ter um modelo de pré-produção do Aero EV já no segundo trimestre de 2009, e as primeiras entregas agendadas já para o último trimestre deste mesmo ano.
A confirmarem-se estas performances, não terá então dificuldades em conseguir, desta feita com motor eléctrico, o título de carro de produção a energia eléctrica mais rápido do mundo.
Aproveitamos para mostrar imagens do Ultimate Aero de 2009 e dois vídeos do modelo que em 2008 bateu o recorde do mundo de velocidade.

0 comentários:

Enviar um comentário