Porsche 911 GT3

A Porsche revelou as características do novo GT3 da segunda geração do 997.
Os “GT” são tidos como os 911 que mais prazer de condução proporcionam, são sinónimo de extremos... extrema potência, extrema dureza, extrema leveza, enfim... extrema eficácia. O expoente máximo da potência é o GT2 com 530cv, mas tem dois turbos. Falta-lhe... a extrema pureza da potência. É aí que entra o GT3 com o seu boxer normalmente aspirado, o novo seis cilindros debita agora 435cv nas rodas posteriores, mais 20cv que o anterior, devido ao aumento da capacidade do motor em 200cc, agora com 3.8 litros.

Para além do aumento de potência, a Porsche revela que o motor viu melhorada a sua resposta nos médios regimes, resultando em performances bastante interessantes, como atestam os 4,1 segundos dos 0 aos 100km/h ou os 160km/h exactamente 4,1 segundos depois e a velocidade máxima de 312km/h.

Mas o melhor do GT3 não é a potência, são os settings de tudo o resto onde o 911 é mestre. O PSM (Porsche Stability Management) vem agora com a opção de desactivar separadamente o Controlo de Estabilidade e o Controlo de Tracção, nunca entrando em acção mesmo nas condições mais extremas. Só se forem reactivados manualmente.

A suspensão activa PASM permite aos engenheiros da marca equiparem o bólide com molas e barras estabilizadoras mais duras, mantendo um compromisso ainda assim bastante aceitável em matéria de conforto no modo “normal”, mas melhorando ainda mais o comportamento no modo “sports mode”. O que dizer dos lendários travões Porsche, que nesta versão têm discos ainda maiores com cobertura em alumínio para reduzir o peso, e melhor ventilação para uma melhor consistência durante um maior período de tempo... ou seja, uma corridinha.

É aí mesmo onde o GT3 se sente melhor, a pista é o seu habitat natural. Para os mais extremistas há a opção por uma versão exclusiva dos travões de cerâmica PCCB.
Nada foi descurado, a aerodinâmica foi também melhorada conseguindo agora melhor estabilidade a altas velocidades, e o down-force aumentou para mais do dobro do que na versão anterior.

O Novo 911 GT3 será apresentado no dia 3 de Março na Exposição de Genebra e as vendas começarão em Maio, com um preço na Alemanha de 116.000€.
Mas quem pensa que é já quase impossível melhorar o 911, um modelo cuja produção começou em 1964, ou que a Porsche está “satisfeita” com o 997, o melhor 911 feito até à data... engana-se. Oferecemos aqui as primeiras imagens vídeo do futuro 998... a lenda continua.

1 comentários:

Rui Sousa disse...

lindo o gt3, a porsche a lançar carros é equivalente aos rolling stones a lançarem músicas. são sempre bons!!!

Enviar um comentário