Em Setembro de 2007 a Fisker Coachbuild,LLC e a Quantum Technologies anunciaram uma parceria para assim formar a Fisker Automotive, com o objectivo de marcar a diferença não só na indústria automóvel mas também no ambiente. A Fisker Coachbuild será responsável pelo design e carroçaria enquanto que a Quantum Technologies fornecerá os mais evoluídos desenvolvimentos tecnológicos, nomeadamente em exclusivo o sistema híbrido “plug-in” (de ligar à tomada) denominado Q DRIVE.
Decidido a surpreender o mundo, Henrik Fisker desenhou e lançou o primeiro modelo da marca, um protótipo absolutamente fenomenal, primeiro veículo automóvel do segmento familiar de luxo com a possibilidade de funcionamento exclusivamente eléctrico, o Karma. Um espanto...
Decidido a surpreender o mundo, Henrik Fisker desenhou e lançou o primeiro modelo da marca, um protótipo absolutamente fenomenal, primeiro veículo automóvel do segmento familiar de luxo com a possibilidade de funcionamento exclusivamente eléctrico, o Karma. Um espanto...
Doze meses volvidos foi apresentada a versão final no salão de Detroit, com pequenas diferenças no exterior, como a maior grelha frontal ou o novo difusor aerodinâmico traseiro, ficando o resto quase inalterado. E que resto... este quatro portas de alumínio é um híbrido muito especial, porque é composto por dois motores eléctricos de 201cv cada, alimentados por baterias de ion-lítio, e por um motor a gasolina da General Motors, um 2.0 litros Ecotec de injecção directa de 260cv turbinado, mas cuja única função é alimentar um gerador que recarrega as baterias dos motores eléctricos, para estes terem sempre energia. Quer isto dizer que ao contrário de outros híbridos do mercado, que quando queremos mais potência ou mais velocidade o motor a gasolina complementa o motor eléctrico, no novo Fisker a potência colocada nas rodas traseiras de 22’’ é sempre da responsabilidade dos motores eléctricos. Podemos ainda juntar a tudo isto um tecto com painéis fotovoltaicos para assim também aproveitar mais umas “gotinhas” de energia.
Segundo a marca americana, o Karma é capaz de chegar aos 100km/h em cerca de 6 segundos, e como velocidade máxima o valor de 201km/h. O motor tem dois modos de funcionamento, Stealth Mode e Sport Mode. No primeiro o veículo funciona no modo eléctrico com emissões zero com uma capacidade até 80km, e no segundo modo o motor a gasolina entra em funcionamento, totalizando uma autonomia de 480km.
A produção estará ao cargo da Valmet Automotive na Finlândia, com os mais de 1000 já pré-encomendados a começarem a ser entregues no final deste ano, e para os primeiros 99 exemplares a Fisker irá produzir o Karma exactamente igual ao protótipo de lançamento quer no exterior como no interior, e terão uma placa numerada com a assinatura do próprio Henrik Fisker.
Estima-se que a produção inicial será de 15.000 veículos por ano, e terá um preço base de 87.900 dólares nos EUA.
A produção estará ao cargo da Valmet Automotive na Finlândia, com os mais de 1000 já pré-encomendados a começarem a ser entregues no final deste ano, e para os primeiros 99 exemplares a Fisker irá produzir o Karma exactamente igual ao protótipo de lançamento quer no exterior como no interior, e terão uma placa numerada com a assinatura do próprio Henrik Fisker.
Estima-se que a produção inicial será de 15.000 veículos por ano, e terá um preço base de 87.900 dólares nos EUA.
Está a ser criado um novo segmento na indústria automóvel, onde cada vez mais as pessoas têm a possibilidade de escolher qual a fonte de energia preferida para se deslocarem, mas penso que o mais atractivo neste modelo será mesmo o design. Claro que o motor eléctrico é uma escolha, mais do que tudo, inteligente, porque entram assim no mercado de forma distinta e moderna, mas não é ainda aquela escolha que fará o apaixonado pela condução perder a cabeça, e deixar de vez os motores a gasolina, mas ao associar esse tipo de tecnologia com aquela forma sexy é... irresistível. Ao contrário de um X6 por exemplo, que quem o compra só pensa no design, porque um X5 tem muito mais espaço, mais mala, mais confortável, tem 5 lugares, enfim, faz muito mais sentido, quem compra um Karma, é acima de tudo... consciente, porque é eléctrico. É genial.
Henrik Fisker lança assim um carro que para além de obra de arte... faz sentido. E não demorará muito para que as grandes marcas comecem a lançar as suas versões eléctricas e híbridas, mas se formos a ver bem, coloquem este motor do Karma no Série 7, Classe S, Audi A8, Porsche Panamera, Lexus LS, Jaguar XJ, Volvo S80... e digam-me uma coisa: qual é que escolhiam?
Olhem que a produção do Karma é europeia...
Olhem que a produção do Karma é europeia...
Geralmente eu acabava aqui a reportagem, com a frase mais profunda e tal... mas não posso. É que a função da Fisker Automotive é mesmo espantar o mundo automóvel, e para além da versão final do Karma, tiveram o desplante de lançar um novo protótipo.
Desta vez é a versão coupé/cabriolet, com tejadilho rígido retráctil, do Karma. É o Fisker Karma S, com o “S” de “Sunset”, mas devia de ser “S” de “Sorry”... não se faz.
Coloquem-no ao lado do SL ou do Ferrari Califórnia...
Sorry...
Desta vez é a versão coupé/cabriolet, com tejadilho rígido retráctil, do Karma. É o Fisker Karma S, com o “S” de “Sunset”, mas devia de ser “S” de “Sorry”... não se faz.
Coloquem-no ao lado do SL ou do Ferrari Califórnia...
Sorry...
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