A eterna rivalidade "minhota"



No nosso país as rivalidades entre cidades, ou por razões políticas ou clubísticas, acontece em ínumeros casos. Braga e Guimarães é um dos grandes exemplos. Não vem de agora a rivalidade entre estas duas cidades, que a par com a de Porto e Lisboa mas menos numerosa, é a mais intensa e "fanática" chamemos-lhe assim.
A cidade primeira capital de Portugal contará sempre com esse facto da história, e não deve ter interiorizado bem o facto de nem ser capital da região do Minho, perdendo para a cidade dos arcebistos, Braga. Agravando o facto de o Sporting de Braga ser líder da Liga e o seu grande rival ocupar a parte terminal da tabela classificativa, ainda menos cai bem à cidade de Afonso Henriques.
O que nunca pensei é que esta "guerra" passasse até no que ao desporto automóvel concerne.
Há cerca de duas semanas um evento de categoria B Mundial passou pelo Circuito Vasco Sameiro. Uma prova ganha e coroada com um título europeu por um "ilustre desconhecido" nesta coisa dos automóveis. Touring Cars Star James Thompson! Enfim! A prova era a do nóvel FIA ETCC, a Segunda Liga do WTCC, que contou com ínumeras presenças nacionais em destaque, ao volante de carros de topo, a ombrear com os pilotos de maior tradição em Touring Cars. Entre eles nomes como James Thompson, Franz Egstler, Tomas Engstrom e Harry Vaulkhard. Ainda a nota da prova ter sido transmitida em directo pelo Eurosport. Enfim, um eventozito!!!
A cerca de 20km dali corria-se uma prova também de categoria B, mas B nacional. A Rampa da Penha.
Há uns anos seria bemvinda esta prova, mas como já se realizaram algumas edições na nova era não tem desculpa! Mais absurdo se torna a escolha desta data para a rampa, pois esta foi a 2ª edição deste ano, quando há menos de um mês os pilotos la foram cumprir a primeira edição!
Tamos num país tão pequenino, e estea "morcões" fazem coisas destas, descentralizando tanto pilotos como espectadores, como foi o caso dos FIAT que não atestaram a rampa com ainda mais "charutos".

1 comentários:

Vitor Moura disse...

Caro Bruno Leite de Castro,

Eu sei que este post está algo perdido no tempo, mas como só descobri este blog hoje, achei que deveria ser feita justiça ao que aqui foi dito disparatadamente.
Em primeiro lugar, esta prova não se chama Rampa da Penha, mas sim Rampa de Guimarães pois a organização não é a mesma nem sequer conta para os mesmos campeonatos. A Rampa da Penha, é uma prova com muito mais inscritos e a contar para vários campeonatos nacionais.
Em segundo lugar, colocar a culpa da data da Rampa de Guimarães na rivalidade não faz o mínimo sentido pois se a intenção fosse roubar público, nunca seria a Braga mas sim à própria cidade que tinha a Expoclássico Guimarães, um evento organizado por algumas pessoas envolvidas na Rampa da Penha.
Terceiro, essas suas palavras sobre o troféu Desafio Único, demonstram uma falta de respeito tremenda por essa grande iniciativa que é formar pilotos nacionais a partir das universidades.
Quarto, o Troféu Desafio Único (AKA "charutos"), participou sim na Rampa da Penha, mas não na Rampa de Guimarães (AKA organizada por "murcões")

M/cumprimentos,
Vítor Moura

Enviar um comentário