ESTÁ DE REGRESSO!!!


..E ESPEREMOS QUE COM TELEVISÃO NEM QUE SEJA A CARGO DA TVI E O SEU RALI RAMPA!!!

O ano de 2010 vai ser recheado para o Clube Automóvel do Minho em termos internacionais, pois vai voltar a organizar a Rampa da Falperra, bem como a jornada de abertura da FIA-ETCC (European Touring Car Cup), para além da Taça do Mundo de Karting.
Sem dúvida que o maior destaque vai para o regresso da prova de Montanha que durante 30 anos foi o porta-estandarte do clube minhoto, terminado a sua realização em 2001. Agora, as condições voltam a estar reunidas para o regresso de uma das provas de automobilismo mais sonantes em Portugal: “A FIA (Federação internacional do Automóvel) e a FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting), mais uma vez confiaram na capacidade do CAM para organizar uma prova desta grandeza. Tudo será feito para não desmerecer a confiança depositada por estas Instituições”, começa por afirmar o presidente do CAM, acrescentando: “O CAM tem orgulho de poder, através das suas organizações de eventos e provas de âmbito Nacional e Internacional, contribuir para o desenvolvimento do desporto motorizado nacional, colaborar na sua afirmação internacional, apoiar a divulgação da marca Braga e Portugal no estrangeiro e desta forma incrementar o Turismo e Economia Nacionais. Mais uma vez, o CAM conta com a preciosa colaboração da Câmara Municipal de Braga”.
Barbosa Ferreira, sublinha ainda que este tão desejado regresso é possível graças ao: “Conjugar de vontades, de Dirigentes e ex-dirigentes do Clube Automóvel do Minho, Sócios, Entidades e Instituições Nacionais e Locais, Praticantes, aficionados do desporto motorizado, e publico em geral”.
A 31.ª Rampa da Falperra 2010, terá de novo os seus 5100 metros de percurso, sendo pontuável para a Taça FIA de Montanha, Challenge FIA de Montanha, e candidata no ano seguinte ao Campeonato FIA de Montanha Históricos, estando agendada para os dias 1 e 2 de Maio. Em termos nacionais, será pontuável para o Campeonato de Portugal de Montanha, Desafio FEUP 1 e FEUP 2 e Troféu Westfield.

BMW Série 5 em vídeo

Novo Audi A8 chega dia 30 de Novembro

Será o A8 mais uma das desilusões deste ano?

Novo BMW Série 5

A sexta geração do Série 5 foi apresentada.
Depois de tantas fotos espia apresentadas aqui no Motor Machines e sendo nós fãs da anterior geração, desde que equipada com o kit M, a expectativa era enorme…
Mas a desilusão é ainda maior…

Instalou-se definitivamente uma crise de identidade na BMW.
O descalabro começou com o Série 5 GT, que nem é carne nem é peixe… não é carrinha, não é SUV… é o quê??
Uma coisa é de certeza… feio!

Quando se lança um carro e o maior destaque vai para a mala que abre de duas formas, só a tampa metálica ou também com o vidro traseiro… algo está mal. Esse foi o grande destaque do Skoda Superb, juntamente com o guarda-chuva embutido na porta.
Depois lançaram o X1 que é do tamanho do X3 e tem a frente do GT… que já era igual à do Serie 7.

Agora o série 5 é um Série 3 maior?!!
Ainda por cima o série 3 está mais do que desactualizado!
Mal por mal seria melhor um série 7 mais pequeno.
Não. Desculpem!
Mal por mal seria melhor olharem para o Jaguar XF!!

O interior é igual ao do GT mas menos versátil.
Não estamos a dizer que seja feio, aliás o requinte interior é a única vantagem do Gran Turismo, mas um design mais desportivo para diferenciar conceitos impunha-se.
As economias de escala falam mais alto.

A tecnologia é também já conhecida no Série 5 Gran Turismo e Série 7, com destaque para a suspensão dianteira de duplos triângulos e uma multibraços atrás, direcção activa, rodas traseiras direccionais que variam num ângulo máximo de 2,5º e caixa automática de oito velocidades.

Falemos dos motores…
O novo Série 5 terá como base uma nova evolução do motor turbodiesel de 2 litros (520d), que vê a potência passar dos 177cv para os 184cv com o binário máximo de 380 Nm que permitirá uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8,1 segundos e atingir os 227km/h. Tudo isto com um consumo médio de 5,0 l/100 km e 132 g/km de emissões de CO2.

A gama será ainda composta por três motores de seis cilindros em linha a gasolina (dois atmosféricos e um turbo do 535i que substitui o Bi-turbo da geração anterior), com potências de 204cv (523i), 258cv (528i) e 306 cv (535i), outros dois seis cilindros turbodiesel, com 204cv (525d) e 245cv (530d), enquanto o V8 mantém a tecnologia TwinPower Turbo com 407 cv (550i).

Os esperados 535d com 306cv e M5 que abandonará o V10 e virá equipado com um V8 Bi-turbo e cerca de 600cv chegarão seguidamente.
O lançamento está previsto para Março de 2010 e a carrinha estará disponível no final desse mesmo ano.
Até nos custa afirmar… mas o Classe E é mais bonito.
E quem nos acompanha sabe a nossa opinião sobre o Classe E

Crash Test Mercedes SLS AMG

A Mercedes mostrou imagens do crash test do seu super desportivo SLS AMG.
Como podemos confirmar pelas imagens a energia do impacto frontal é quase totalmente absorvida pela longa frente do modelo, deixando o cockpit quase intacto.
O destaque vai no entanto para o sistema de implosão das portas “asa de gaivota” em caso de capotamento, para assim poderem ser abertas.
Durante o teste o sistema foi accionado manualmente, mas a Mercedes garante que este será automático caso os sensores detectem que o veículo que encontra invertido durante um período pré-determinado.

Por dentro do McLaren MP4-12C Parte 1

BMW M3 GTS

A BMW não pára com as novidades desportivas.
Depois do fabuloso M5 CSL que inexplicavelmente não será produzido, somos presenteados com a versão mais radical de estrada do M3.

Sucessor do E46 M3 CSL o novo M3 GTS promete fazer a vida negra ao Porsche 911 GT3.
Nesta edição limitada do M3 a competição transportada para a estrada é o objectivo principal, com a enorme asa traseira e spoiler dianteiro para maior downforce a destacarem-se, mas as modificações não se ficam por aqui.

Como na versão normal a redução de peso já era uma preocupação, com o tecto em fibra de carbono, a BMW teve que encontrar novas soluções para redução do peso.

Os bancos dianteiros foram substituídos por baquets e os traseiros simplesmente retirados, tal como o ar condicionado, rádio e sistema de navegação, foram aplicados materiais mais leves no interior, um roll bar, os vidros traseiros foram substituídos por policarbonato, o sistema de escape é agora em titânio…

Para não nos tornarmos maçadores vamos aos números… 190kg!
Uns impressionantes 190kg foram retirados ao modelo de série totalizando agora 1490kg.
Claro que as suspensões e travões foram também melhoradas com pinças de seis pistões e as jantes específicas de 19’’ albergam agora pneus de 255/35 na frente e 285/30 na traseira.
Passemos agora aos números do motor.

O V8 de 4,0 litros passou para os 4,4 litros de capacidade com o consequente aumento de 30cv na potência máxima, ou seja, 450cv… queríamos mais, mas não está mal.
Com a caixa de velocidades de dupla embraiagem e sete relações e tracção traseira consegue acelerar dos 0 aos 100km/h em… ainda não sabemos.

Sabemos apenas que irá custar cerca de 115.000 euros na Alemanha… que tem um som ainda mais fabuloso… e que a cor laranja é terrorífica.

Bugatti Anfíbio...

Drinking and driving don't mix

Novo Volvo S60

Os alemães que se cuidem porque o novo Volvo S60 está a chegar.
Depois do muito bem conseguido XC60 a Volvo volta a encantar com o novo S60 que permanece quase idêntico ao S60 Concept apresentado no Salão de Detroit há quase um ano.
O tecto panorâmico e as portas traseiras “suicidas” de abertura à Phantom desaparecem, e os faróis dianteiros receberam um ligeiro retoque… mas o estilo coupé permanece.

A Volvo abandona definitivamente o conceito sólido, robusto e de design “bruto” que enfatizava segurança, para adoptar agora um design “à italiana” muito mais apelativo.
Claro que a segurança continua a ser qualidade principal, comprovada com o novo sistema de detecção de peões “Pedestrian Detection” que trava o carro automaticamente se detectar um peão e o condutor não reagir até uma velocidade de 50km/h.
A sua apresentação oficial será no Salão de Genebra em Março do próximo ano.

Novo BMW Série 5 apresentado no próximo dia 23 de Novembro

A BMW irá apresentar em directo no seu website a nova geração do Série 5.
Fique atento... não é a primeira vez que mostramos novos modelos antes da apresentação oficial.

Vídeo Porsche Boxster Spyder

Travis Pastrana... e a sua moto DC

Porsche Boxster Spyder

A Porsche lançou uma edição especial mais leve e perfomante do Boxster… o Spyder.
A redução do peso é o principal objectivo conseguido com a substituição do tecto de tecido retráctil e todo o seu mecanismo mecânico por uma simples cobertura que cumpre os mínimos olímpicos na protecção dos passageiros.

Os Leds frontais de presença e os faróis de nevoeiro também desaparecem, os bancos são em fibra de carbono, o ar condicionado e o sistema áudio são agora opção.

Exclusivo deste modelo são também as bossas traseiras, novo pára-choques frontal, entradas de ar laterais, maior aileron traseiro fixo e novo design das jantes.

Todas estas modificações conseguem uma redução de apenas 80kg no peso final em relação ao Boxster S, totalizando agora 1275kg.

O motor boxer de 3,4 litros e injecção directa debita agora 320cv, apenas mais 10cv!!... que o “S”…
Continua o complexo limitativo do Boxster para este não ultrapassar as performances do 911.
Ridículo!!!
Se no Boxster S os 310cv já começam a ser apertados, o que dizer numa versão supostamente mais radical e desportiva?!

Com a caixa de velocidades de dupla embraiagem PDK e o Sports Chrono Package o Spyder acelera dos 0 aos 100km/h em 4,8 segundos (ai ai… está a ficar demasiado rápido!!) e tem como velocidade máxima os 267km/h com a capota removida.

O seu lançamento está marcado para Fevereiro de 2010 com um preço estimado na Alemanha de 63.500€, cerca de mais 12% que um Boxster S.

Ferrari 458 Italia by autocar

A eterna rivalidade "minhota"



No nosso país as rivalidades entre cidades, ou por razões políticas ou clubísticas, acontece em ínumeros casos. Braga e Guimarães é um dos grandes exemplos. Não vem de agora a rivalidade entre estas duas cidades, que a par com a de Porto e Lisboa mas menos numerosa, é a mais intensa e "fanática" chamemos-lhe assim.
A cidade primeira capital de Portugal contará sempre com esse facto da história, e não deve ter interiorizado bem o facto de nem ser capital da região do Minho, perdendo para a cidade dos arcebistos, Braga. Agravando o facto de o Sporting de Braga ser líder da Liga e o seu grande rival ocupar a parte terminal da tabela classificativa, ainda menos cai bem à cidade de Afonso Henriques.
O que nunca pensei é que esta "guerra" passasse até no que ao desporto automóvel concerne.
Há cerca de duas semanas um evento de categoria B Mundial passou pelo Circuito Vasco Sameiro. Uma prova ganha e coroada com um título europeu por um "ilustre desconhecido" nesta coisa dos automóveis. Touring Cars Star James Thompson! Enfim! A prova era a do nóvel FIA ETCC, a Segunda Liga do WTCC, que contou com ínumeras presenças nacionais em destaque, ao volante de carros de topo, a ombrear com os pilotos de maior tradição em Touring Cars. Entre eles nomes como James Thompson, Franz Egstler, Tomas Engstrom e Harry Vaulkhard. Ainda a nota da prova ter sido transmitida em directo pelo Eurosport. Enfim, um eventozito!!!
A cerca de 20km dali corria-se uma prova também de categoria B, mas B nacional. A Rampa da Penha.
Há uns anos seria bemvinda esta prova, mas como já se realizaram algumas edições na nova era não tem desculpa! Mais absurdo se torna a escolha desta data para a rampa, pois esta foi a 2ª edição deste ano, quando há menos de um mês os pilotos la foram cumprir a primeira edição!
Tamos num país tão pequenino, e estea "morcões" fazem coisas destas, descentralizando tanto pilotos como espectadores, como foi o caso dos FIAT que não atestaram a rampa com ainda mais "charutos".

XDL Sportbike Freestyle Championship

Há quem faça espectáculos de stunt driving… nos EUA é um desporto.
O XDL Sportbike Freestyle Championship começou como um mero evento de teste em 2005 para stunt e drifting em duas rodas… não correu muito bem mas o potencial estava lá se fosse criado um campeonato.
Em 2006 nasceu a XDL Series composta por 3 eventos.
Passou para 4 eventos em 2007 e em 2008 aumentou para 6.

Capa #5


BMW M5 E39 Touring e… E34 Cabrio

No seguimento da comemoração dos 25 anos do M5, a BMW apresentou dois outros modelos que nunca passaram à produção.

Se a carrinha do modelo E39 era um passo natural que não chegou a ser tomado, com o mesmo V8 de 4,9 litros e 400cv da versão sedan, a maior surpresa é sem dúvida o E34 M5 Cabrio de 1989!!

O projecto foi cancelado pois temia-se que iria canibalizar as vendas do série 3 Cabrio.

BMW Série 5 E34...
Que saudades...
Quando tirei a carta tinha um 525i com 192cv do papá na garagem!...
Um 6 em linha, tracção traseira... a melodia... aquela terceira velocidade...

As histórias... Se o 525i em 1994 já era alucinante... imagine-se o M5!!

Lembramos que estamos a falar de um modelo que há 20 anos atrás vinha equipado com um 6 cilindros em linha de 3,6 litros com 315cv às 6900rpm e 360Nm às 4750rpm de binário que mais tarde, em 1994, foi substituído por outro de 3,8 litros com 340cv às mesmas 6900rpm com um binário de 400Nm também às 4750rpm.
Sem controlo de tracção nem radares em cada esquina.
Oh tempo... volta para trás.