O ano de 2010 vai ser recheado para o Clube Automóvel do Minho em termos internacionais, pois vai voltar a organizar a Rampa da Falperra, bem como a jornada de abertura da FIA-ETCC (European Touring Car Cup), para além da Taça do Mundo de Karting.
Sem dúvida que o maior destaque vai para o regresso da prova de Montanha que durante 30 anos foi o porta-estandarte do clube minhoto, terminado a sua realização em 2001. Agora, as condições voltam a estar reunidas para o regresso de uma das provas de automobilismo mais sonantes em Portugal: “A FIA (Federação internacional do Automóvel) e a FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting), mais uma vez confiaram na capacidade do CAM para organizar uma prova desta grandeza. Tudo será feito para não desmerecer a confiança depositada por estas Instituições”, começa por afirmar o presidente do CAM, acrescentando: “O CAM tem orgulho de poder, através das suas organizações de eventos e provas de âmbito Nacional e Internacional, contribuir para o desenvolvimento do desporto motorizado nacional, colaborar na sua afirmação internacional, apoiar a divulgação da marca Braga e Portugal no estrangeiro e desta forma incrementar o Turismo e Economia Nacionais. Mais uma vez, o CAM conta com a preciosa colaboração da Câmara Municipal de Braga”.
Barbosa Ferreira, sublinha ainda que este tão desejado regresso é possível graças ao: “Conjugar de vontades, de Dirigentes e ex-dirigentes do Clube Automóvel do Minho, Sócios, Entidades e Instituições Nacionais e Locais, Praticantes, aficionados do desporto motorizado, e publico em geral”.
A 31.ª Rampa da Falperra 2010, terá de novo os seus 5100 metros de percurso, sendo pontuável para a Taça FIA de Montanha, Challenge FIA de Montanha, e candidata no ano seguinte ao Campeonato FIA de Montanha Históricos, estando agendada para os dias 1 e 2 de Maio. Em termos nacionais, será pontuável para o Campeonato de Portugal de Montanha, Desafio FEUP 1 e FEUP 2 e Troféu Westfield.