Bewerp Savage Revale Roadyacht GTS

A Bewerp é uma empresa holandesa responsável pelo desenvolvimento do primeiro superdesportivo de quatro portas coupé cabriolet.
Decore este nome… Savage Revale Roadyacht GTS.

Achamos o nome genial. A marca afirma que o apelidaram de Roadyacht porque o seu interior é inspirado no interior dos iates de luxo, mas para nós fizeram-no para ter o efeito “Arnold Schwarzenegger” para assim toda a gente o julgar e nunca o confundir… e para ninguém se lembrar sequer de comentar o laranja tenebroso com que foi apresentado.

A sua configuração é também ela inconfundível. A já referida junção de vários conceitos com o tecto retráctil composto por 3 painéis que pode ser aberto em apenas 20 segundos e a engenhosa e original configuração de quatro portas fazem com que a Bewerp se lance no mercado automóvel de uma forma histórica.
Não são apenas mais um… brilhante!

Esta Motor Machine de design moderno e agressivo foi apresentada oficialmente no Top Marques Show no Mónaco.
O Roadyacht é composto por um chassis tubular com base no Corvette C6, carroçaria em fibra de carbono e vem equipado com o V8 LS7 com compressor da GM debitando uma potência máxima de 670cv às 6200rpm com um binário de 730Nm às 4800rpm.

Com tracção traseira, transmissão automática e um peso de apenas 1280kg, consegue acelerar dos 0 aos 100km/h em cerca de 3,5 segundos e até aos 300km/h em menos de 35 segundos… não devendo demorar muito mais até aos 330km/h que é a sua velocidade máxima.

Para completar o pack ultra desportivo, vem equipado com jantes da Tenzo de 19’’, pneus Toyo T1R e travões da DBM de 8 pistões na frente e 4 pistões na traseira com discos de 380mm e 355mm respectivamente.
A produção será muito limitada e o preço base estimado será de 230.000 euros mais impostos… já com a garrafa de champanhe.

Ariel Atom 500

Como se os 300cv do 4 cilindros em linha de 2.0 litros VTEC da Honda sobrealimentado com um compressor para o deslocamento de 515kg do Atom 300 não fossem insanos o suficiente, a Ariel lançou hoje a primeira imagem oficial do motor que irá equipar a mais recente “loucura” de 4 rodas da marca inglesa.
O dobro dos cilindros, quase o dobro da potência e… menos 15kg ou mais de peso.
O Atom 500 terá isso mesmo… 500cv e… 500kg.
A Ariel chegou a colocar a hipótese de usar o mesmo RST V8 de 2.4 litros também sobrealimentado com compressor que já equipa o rival Caterham RS Levante, mas a escolha final foi um V8 com um ângulo de 75⁰ naturalmente aspirado desenvolvido nos EUA por John Hartley de 3.0 litros com 32 válvulas e um peso de apenas 90kg.

Com uma caixa de velocidades sequencial de 6 relações da Sadev, tracção traseira e um peso-potência de 1000cv por tonelada, o dobro do Bugatti Veyron!!... estamos a falar de uma aceleração dos 0 aos 100km/h possivelmente em menos de 2,5 segundos e dos 0 aos 160km/h em menos de 6 segundos.
Para lidar com este upgrade de potência foram desenvolvidas suspensões e travões específicos para o Atom 500 e este virá também equipado com ajudas electrónicas desconhecidas até hoje nos outros modelos da marca, como o controlo de tracção ajustável e o “launch control”.
Antevejo desde já uma luta titânica com o Levante!!
O preço final ainda não é conhecido, mas aparentemente não é relevante porque dos 25 exemplares que serão construídos, quase metade já tem dono…
Estima-se que estará à venda ao público no final de Julho… e não duvidamos que com o preço base muito similar ao do já referido Caterham, certamente acima das 100.000 libras, cerca de 115.000 euros.
Para quem não conhece a Ariel, aprecie aqui um teste do Atom 300 no Top Gear… épico.


Audi R8 Spyder

A julgar por estas imagens o A5 Sportback não deverá ser a única novidade da Audi no Salão de Frankfurt em Setembro.
O R8 Spyder está também na fase final de desenvolvimento e não será de estranhar que acompanhe o A5 de quatro portas na lista de apresentações mundiais que a marca alemã está a preparar para o referido salão de exposições automóvel.
Tal como o coupé o Spyder terá disponível duas motorizações, um V8 de 420cv e um V10 com 525cv.
Tudo isto com os cabelos ao vento… bom… muito bom.

ECO Jetski

A ECO Watercraft é uma empresa americana fundada pelo biólogo Barrett Taylor com o objectivo de ser a primeira e única empresa de embarcações pessoais de recreio a motor 100% livre de emissões poluentes.
Em 1998 um estudo revelou que 7 horas num Jet Ski a dois tempos são produzidos mais gases poluentes do que conduzir 160.000 km com um carro antigo.
Mas com esta tecnologia não são só os níveis de CO2 que são nulos, a poluição sonora também baixa drasticamente e o característico som do motor a jacto de água que se ouve a quilómetros de distância simplesmente desaparece…
As vantagens de um motor eléctrico numa moto de água porém não se ficam por aqui.
A performance do ECO é também excelente porque o binário está sempre 100% disponível em qualquer altura. A potência disponível ainda não foi declarada mas este Jet Ski de 3 lugares poderá chegar aos 80 km/h e terá uma autonomia de 3 horas.
Também não foi revelado o tempo necessário para recarregar as baterias, mas o incómodo de ir à bomba de gasolina e encher mais um bidão de gasolina, ou as frequentes mudanças de óleo, filtros, etc., são postas definitivamente de parte pois o ECO Jet Ski não necessita qualquer manutenção deste tipo.
Enquanto não são divulgados mais pormenores sobre o seu lançamento e características aprecie os primeiros vídeos divulgados pela marca.

Mercedes-Benz SLS AMG… Gullwing

A Mercedes prepara-se para lançar o SLS AMG versão moderna do Mercedes-Benz 300 SL de 1955, o carro mais bonito de todos os tempos.
Nós no Motor Machines gostamos de apresentar novidades ou máquinas desconhecidas e escrever sobre este veículo quando as fotos espia foram “oficialmente” apresentadas no início de Março, não faz muito sentido…

Mas como temos um leitor que nos sugeriu que escrevêssemos sobre o novo SLS nas já longínquas primeiras semanas de existência do nosso blog… decidimos surpreendê-lo.
A parceria com a McLaren terminou mas a marca da estrela não deixou os seus créditos por mãos alheias e para deixar a sua marca bem vincada o novo SLS traz de volta as “asas de gaivota” do já referido mítico 300 SL.

Como ainda só conhecemos fotos espia o design final está longe de poder ser criticado por isso resta-nos referir que este terá um chassis em alumínio spaceframe, responsável pelo peso não ultrapassar os 1620kg, o motor escolhido será um V8 de 6.3 litros naturalmente aspirado com 571cv às 6800rpm e um binário de 650Nm às 4750rpm montado na frente mas atrás do braço da suspensão para um melhor equilíbrio de massas, complementado pela colocação da caixa de velocidades de embraiagem dupla e sete relações na traseira.

Com uma relação peso-potência de 2,84kg/cv o novo Gullwing terá como opção travões com compósito em cerâmica (um dos grandes defeitos do SLR foi sempre o tacto dos travões de cerâmica) mas as jantes de alumínio de 19’’ e pneus de 265/35 mm na frente e 20’’ de 295/30 mm na traseira serão de série.

A aceleração dos 0 aos 100km/h em 3,8 segundos estará sempre garantida graças também à função “RACESTART” e terá uma velocidade máxima de 315km/h.

Curiosamente foram já lançadas as fotos oficiais do interior e pelo que podemos ver… a consola central é “igual” ao Classe E AMG!?!
Um superdesportivo deste calibre que vem ressuscitar a memória de um dos maiores ícones da história automóvel merecia um interior completamente original…
Ventiladores com formato retro é manifestamente pouco…

Ainda não conhecemos o design exterior mas a julgar pela falta de arrojo interior penso que a única forma de honrar o 300 SL Gullwing será esperar pela invenção de uma Máquina do Tempo…

Ou não…
E se eu lhe disser que pode comprar um verdadeiro Gullwing novinho em folha?
Não… não é preciso viajar no tempo, só tem de viajar até Dresden na Alemanha, porque a Gullwing GmgH faz o seu sonho tornar-se realidade.

A empresa também responsável pelo regresso do fabuloso AC Cobra trouxe de volta o “original” 300 SL de 1955, mas em vez do 6 cilindros em linha de 3.0 litros e 215cv equipou-o com o mais recente V8 de 5.5 litros da Mercedes com 405cv, a respectiva caixa de velocidades automática de 7 relações e readaptou o chassis, suspensão e travões para lidarem com o aumento de potência.

No interior nenhum pormenor foi esquecido como o rádio de estilo retro… mas com GPS e o equipamento é bastante completo com ar condicionado, ABS, etc…

O único problema será não chegar a tempo de fazer um depósito de 50.000€ para encomendar um dos trinta Gullwing que serão produzidos anualmente… mas isso é só o sinal, porque passados 10 a 18 meses quando o seu estiver pronto, terá de pagar mais 115.000€, na Alemanha claro…

Audi A5 Sportback


O novo Audi A5 Sportback poderá ser uma das grandes novidades do Salão de Frankfurt em Setembro.
Temos o prazer de apresentar as primeiras fotos espia deste modelo que é a resposta da marca dos anéis ao… VW Passat CC…
Sim… ao VW Passat CC e não ao CLS, porque para concorrer com o fantástico Mercedes a Audi irá lançar o A7!
A questão agora será… para quê fazer o A5 Sportback??
A Audi tem esta mania de alargar gamas de modelos de sucesso, porque se teve sucesso num segmento… tem que ter nos outros!!
Isto arrasta um efeito perverso de saturação que em nada favorece a marca.
O Q7 foi um sucesso… lançam o Q5 e não tarda nada um Q3…
A A6 Allroad foi um sucesso… lançam a A4 Allroad…
O A5 foi um sucesso… vamos copiar a frente no A4 e lançar um A5 Sportback…
O que virá a seguir?
O TT de 4 portas?
Os irmãos mais pequenos do R8?... O R6 e o R4…
Basta!
Esperemos que a Porsche ponha a mão nisto.
A Mercedes lançou o CLS e ponto final.
Mas de certeza que depois desta investida da Audi irá substituir o CLS pelo ELS e lançar o CLS como o coupé de 4 portas do Classe C.

Veritas RS III

A Veritas anunciou a passada semana que irá apresentar oficialmente o seu RS III speedster no exclusivo “2009 Salon Prive Motor Show” que decorrerá no Country Club de Hurlingham em Londres de 22 a 24 de Julho.

Este fantástico super desportivo alemão é uma interpretação moderna dos clássicos Veritas de corrida da década de 40 cujo conceito e design irão fazer a vida negra ao também fabuloso McLaren Mercedes SLR Sir Sterling Moss Edition.

Ao contrário do SLR, o Veritas RS III pode vir equipado com duas motorizações, ambas da BMW
O cliente poderá escolher um V8 de 4.0 litros com 480cv ou um V10 de 5.0 litros de 600cv.

Graças ao extensivo uso da fibra de carbono e à total ausência se auxílios electrónicos para a condução, o RS III pesa apenas 1170kg, não sendo difícil de imaginar que o V8 consiga uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 3,6 segundos com uma velocidade máxima de 329km/h e que o poderoso V10 dispare até aos 100km/h em 3,2 segundos e tenha uma velocidade máxima de 347km/h.

A produção será limitada a apenas 50 exemplares com um preço base de 280.000 euros… mais impostos.
Para quem não tiver capital para tanto e for viciado em adrenalina como nós aqui no Motor Machines… iremos apresentar outra solução muito em breve…

Motor Machines em grande na Liga Automagazine

A VW lançou um site para o lançamento do Golf GTI a que deram o nome de GTI Project.
Consiste numa pista de "slot cars" onde temos que fazer o melhor tempo em 3 voltas possíveis.
Cada participante pode até criar a sua Liga e convidar os seus amigos... recomendamos vivamente.
O Motor Machines aceitou o desafio da referência nacional "Automagazine" no seu blog e... arrasou.
Ficamos em 1º lugar na referida Liga e em 7º no top 10 Mundial...
Grande Ruka!!

Primeiros testes Lotus Evora

Apreciem os primeiros testes do desportivo de baixo peso Lotus Evora já por nós apresentado a 15 de Julho do ano passado.
Na altura da sua apresentação as especificações eram ainda pouco conhecidas, mas confirmam-se os 280cv às 6400 rpm com um binário de 342Nm às 4700rpm extraídos de um V6 de 3.5 litros da Toyota que o fazem disparar até aos 100km/h em 5,1 segundos e ter uma velocidade máxima de 260km/h.
O primeiro vídeo é o mais longo mas ao minuto 5:50 começam o teste na pista.
Reparem no equilíbrio do seu comportamento… parece que estão a assar castanhas…
E até no molhado… tudo acontece com a maior tranquilidade.

Novo Opel Astra

Para quem nos acusa de só apresentarmos modelos impossíveis de serem comprados pelo comum dos mortais hoje apresentamos o novo Opel Astra.

Opel?... Astra?!!!...
Poderão questionar os nossos habituais leitores… e com toda a razão…
Mas depois de ler noutros sites nacionais da especialidade reportagens como “Opel destapa novo Astra” com imagens do modelo parcialmente tapado e em grande plano supostos engenheiros ou designers da marca… e nós no Motor Machines com as imagens do novo modelo já há tanto tempo… fui obrigado a apresentar este veículo!!

Opel… Astra… Astra!!...
Esta sexta geração do Astra é sem dúvida a mais bem conseguida. Tendo como inspiração o Insignia o resultado final é um modelo atraente e moderno com um design que comparado com o VW Golf parece a Gisele Bundchen, mas comparado com o substituto do Alfa Romeo 147 o futuro Alfa Mito “XL” ou seja o Milano… parece a Luciana Abreu…

Recordo que o modelo anterior nesta versão de 5 portas era horrível, mas a versão de 3 portas surpreendentemente apelativa e desportiva. Se se mantiver esta tendência mal podemos esperar pelo novo GTC Coupé.

No que diz respeito aos motores estarão disponíveis vários níveis de cilindrada e potência desde o 1.4 litros a gasolina que na versão turbo terá 120cv a 140cv com binário de 175Nm e 200Nm respectivamente, o 1.6 litros também turbo já conhecido no Insignia terá 180cv, e nas versões diesel teremos motores de 1.3 litros, 1.7 litros e 2.0 litros com potências a variar entre os 90cv até ao mais desportivo de 200cv.

A apresentação do novo Astra será no salão de Frankfurt em Setembro e esperamos já saber nessa altura se a Fiat comprou a Opel ou se é encontrada outra solução para resolver os problemas financeiros da marca para assim darem continuidade a esta gama, com o já referido GTC Coupé, a station-wagon, o sedan de 4 portas e o coupé-cabriolet com tecto rígido amovível.