Como se os 300cv do 4 cilindros em linha de 2.0 litros VTEC da Honda sobrealimentado com um compressor para o deslocamento de 515kg do Atom 300 não fossem insanos o suficiente, a Ariel lançou hoje a primeira imagem oficial do motor que irá equipar a mais recente “loucura” de 4 rodas da marca inglesa.
O dobro dos cilindros, quase o dobro da potência e… menos 15kg ou mais de peso.
O Atom 500 terá isso mesmo… 500cv e… 500kg.
A Ariel chegou a colocar a hipótese de usar o mesmo RST V8 de 2.4 litros também sobrealimentado com compressor que já equipa o rival Caterham RS Levante, mas a escolha final foi um V8 com um ângulo de 75⁰ naturalmente aspirado desenvolvido nos EUA por John Hartley de 3.0 litros com 32 válvulas e um peso de apenas 90kg.
O dobro dos cilindros, quase o dobro da potência e… menos 15kg ou mais de peso.
O Atom 500 terá isso mesmo… 500cv e… 500kg.
A Ariel chegou a colocar a hipótese de usar o mesmo RST V8 de 2.4 litros também sobrealimentado com compressor que já equipa o rival Caterham RS Levante, mas a escolha final foi um V8 com um ângulo de 75⁰ naturalmente aspirado desenvolvido nos EUA por John Hartley de 3.0 litros com 32 válvulas e um peso de apenas 90kg.
Com uma caixa de velocidades sequencial de 6 relações da Sadev, tracção traseira e um peso-potência de 1000cv por tonelada, o dobro do Bugatti Veyron!!... estamos a falar de uma aceleração dos 0 aos 100km/h possivelmente em menos de 2,5 segundos e dos 0 aos 160km/h em menos de 6 segundos.
Para lidar com este upgrade de potência foram desenvolvidas suspensões e travões específicos para o Atom 500 e este virá também equipado com ajudas electrónicas desconhecidas até hoje nos outros modelos da marca, como o controlo de tracção ajustável e o “launch control”.
Antevejo desde já uma luta titânica com o Levante!!
O preço final ainda não é conhecido, mas aparentemente não é relevante porque dos 25 exemplares que serão construídos, quase metade já tem dono…
Estima-se que estará à venda ao público no final de Julho… e não duvidamos que com o preço base muito similar ao do já referido Caterham, certamente acima das 100.000 libras, cerca de 115.000 euros.
Para lidar com este upgrade de potência foram desenvolvidas suspensões e travões específicos para o Atom 500 e este virá também equipado com ajudas electrónicas desconhecidas até hoje nos outros modelos da marca, como o controlo de tracção ajustável e o “launch control”.
Antevejo desde já uma luta titânica com o Levante!!
O preço final ainda não é conhecido, mas aparentemente não é relevante porque dos 25 exemplares que serão construídos, quase metade já tem dono…
Estima-se que estará à venda ao público no final de Julho… e não duvidamos que com o preço base muito similar ao do já referido Caterham, certamente acima das 100.000 libras, cerca de 115.000 euros.
Para quem não conhece a Ariel, aprecie aqui um teste do Atom 300 no Top Gear… épico.
0 comentários:
Enviar um comentário