Terrafugia, Inc é uma empresa norte americana sedeada em Woburn no Massachusetts, responsável pelo desenvolvimento desde 2006 de um veículo que poderá revolucionar por completo o mercado de transporte pessoal.
O nome da empresa diz tudo. Do Latim “Terrafugia” quer dizer “fugir da terra” e os seus 5 engenheiros do MIT fundadores estão há 3 anos decididos em lançar o primeiro carro voador como meio de transporte do dia-a-dia.
Não é a primeira vez que falamos do carro voador aqui no Motor Machines, já apresentamos o Parajet Skycar que é mais um “brinquedo”, como uma moto 4 ou uma moto de água, mas que voa e a expedição que fizeram em Janeiro de Londres a Tombouctou, no Mali e depois Londres de novo via Senegal é prova disso mesmo (falaremos da expedição brevemente).
O Terrafugia Transition Roadable Aircraft é diferente, foi desenvolvido para uma utilização diária, ou para fazer viagens com o conforto de um carro se for pela estrada ou de um ultraleve se for pelo ar.
O Transition conseguirá com o seu motor a hélice uma autonomia de mais de 700 km no ar a cerca de 185 km/h. Depois de aterrar a transformação de aeronave de dois lugares em carro de tracção dianteira demora menos de 30 segundos com a recolha das asas na vertical, podendo andar em qualquer estrada devido às suas dimensões reduzidas, sendo capaz de atingir uma velocidade máxima a rondar os 120km/h.
O piloto, sim piloto e não condutor pois será necessário uma licença de voo para o poder pilotar, pode assim ir até à garagem ligar o Transition, conduzi-lo até um aeródromo, voar até Madrid, almoçar, encher o depósito numa qualquer bomba de gasolina e depois fazer mais um voozito até Palma para relaxar...
O primeiro voo do Transition, seguido de mais seis, foi efectuado pelo reformado Col. Phil Meteer, no Aeroporto Internacional de Plattsburgh em Plattsburgh, NY no passado dia 5 de Março. São imagens desse mesmo voo que apresentamos em vídeo. Foram 37 segundos no ar e 3000 pés, quase 915 metros percorridos, tal como estava inicialmente planeado.
Parece pouco e insignificante, mas este dia 5 de Março de 2009 poderá ser uma data histórica para a Humanidade, como foi o dia 17 de Dezembro de 1903 no primeiro voo controlado de um veículo a motor mais pesado que o homem, conhecido por avião, dos irmãos Orville e Wilbur Wright.
Esta será uma revolução na forma de mobilidade pessoal, mas terá também graves implicações sociais.
Como já referimos antes, o que acontecerá aos Lobies do alcatrão, das transportadoras aéreas, dos pneus, as receitas das portagens, as receitas das multas, o novo código da estrada, como será controlado o tráfego aéreo...
Como já referimos antes, o que acontecerá aos Lobies do alcatrão, das transportadoras aéreas, dos pneus, as receitas das portagens, as receitas das multas, o novo código da estrada, como será controlado o tráfego aéreo...
Sim é preciso pensar em todos estes problemas, porque o Terrafugia Transition pode ser muito feio e ter prestações medianas, mas nesta fase do projecto a preocupação principal é conseguir que o conceito funcione. Quando isso for conseguido, virão novos modelos desta e doutras marcas aí sim preocupados com o design e com motores capazes das mais variadas performances.
Para já terá de se “contentar” com o Transition que já tem 40 encomendas garantidas, com as primeiras entregas previstas para 2010 a um preço de 194.000 dólares, cerca de 142.300 euros.
1 comentários:
Muito interessante.
Outra via parecida é a do Icon A5 (www.iconaircraft.com).
O conceito é um pouco diferente, mas o objectivo é semelhante. Já publicámos em tempos na Automagazine.
Pelo menos é mais bonito...
Enviar um comentário