Um automóvel a 90km/h gasta em média 50% da sua energia a empurrar o ar, sendo de vital importância uma boa aerodinâmica e para Steve Fambro a ideia de um meio de transporte energicamente eficaz parecia simples, tinha que desenvolver um veículo que seguisse a natureza e planasse pelo vento em vez de o empurrar.
Mas faltava algo, um material que permitisse chegar ao design desejado e fosse ao mesmo tempo leve e resistente. A solução chegou quando Steve conheceu o construtor de barcos Chris Anthony, que lhe deu a conhecer um material compósito para a carroçaria, que permitiu que a sua visão tomasse forma.
Steve e Chris pegaram no seu sonho e foram para a Califórnia, mais concretamente a Pasadena, e lá conheceram o investidor Bill Gross fundador da Idealab, que acreditou na visão destes e disponibilizou o investimento necessário para que o sonho se transformasse num negócio.
O resultado poderá provavelmente ser o veículo de produção mais eficiente do mundo... o Aptera 2.
O resultado poderá provavelmente ser o veículo de produção mais eficiente do mundo... o Aptera 2.
Com um formato de pássaro o Aptera 2 não é apenas um veículo de dois lugares e três rodas com aspecto estranho, o seu design confere-lhe um coeficiente aerodinâmico (cx) de apenas 0.15...
O coeficiente aerodinâmico serve para medir a resistência de um objecto, neste caso, ao ar, e quanto mais baixo melhor. Para termos noção do fantástico valor conseguido, podemos referir que um Hummer H2 tem 0.57cx, o Lamborghini Countach 0.42cx, o VW Tiguan 0.37cx, o BMW Z4 M coupe 0.35cx, o Aston Martin DB9 0.34cx, o McLaren F1 de estrada 0.32cx, o Porsche 997 0.28 cx, o novo Toyota Prius a lançar em 2010 tem uns muito eficientes 0.25cx...
O coeficiente aerodinâmico serve para medir a resistência de um objecto, neste caso, ao ar, e quanto mais baixo melhor. Para termos noção do fantástico valor conseguido, podemos referir que um Hummer H2 tem 0.57cx, o Lamborghini Countach 0.42cx, o VW Tiguan 0.37cx, o BMW Z4 M coupe 0.35cx, o Aston Martin DB9 0.34cx, o McLaren F1 de estrada 0.32cx, o Porsche 997 0.28 cx, o novo Toyota Prius a lançar em 2010 tem uns muito eficientes 0.25cx...
A eficiência não se fica por aqui, o já falado compósito que compõe a carroçaria confere-lhe um exterior resistente ao impacto que embora seja mais leve que o aço, é três vezes mais forte que este. Para além disso a zona de impacto da frente incorpora tecnologia de competição que absorve e desvia a energia para proteger a cabine dos passageiros. As portas estão equipadas com vigas de alta resistência em alumínio, e no interior podemos encontrar uma panóplia de air bags para assegurar que os dois ocupantes estão sempre seguros. Tudo isto com um peso total de 680kg. Notável.
Ainda existem poucas informações sobre as motorizações mas está planeado que tenha uma versão eléctrica, o Aptera 2e, acompanhada de uma versão híbrida, o Aptera 2h. A versão eléctrica terá baterias de ion-lítio e fosfato, que lhe conferem uma autonomia de cerca 190km, uma velocidade máxima de 145km/h e aceleração dos 0 aos 100km/h em cerca de 10 segundos. Não é um desportivo, mas também não é isso que se pretende.
Vale a pena referir que os plásticos do interior são todos de materiais reciclados, tem um tecto com painéis solares, sistema de emergência de enchimento dos pneus, ligação para iPhone, ou várias opções como o GPS, ligação à Internet, ou câmara traseira.
O preço estimado varia entre os 25.000 e os 40.000 Dólares, que corresponde a cerca de 19.300€ e 30.900€. Os primeiros modelos deverão ser entregues aos clientes em lista de espera em Outubro nos EUA, não se sabendo quando poderão vir para a Europa.
O preço estimado varia entre os 25.000 e os 40.000 Dólares, que corresponde a cerca de 19.300€ e 30.900€. Os primeiros modelos deverão ser entregues aos clientes em lista de espera em Outubro nos EUA, não se sabendo quando poderão vir para a Europa.
O Aptera 2 é sem dúvida mais um produto da nova moda de veículos verdes, mas está neste blog não só pela originalidade mas também pelo novo grau de eficiência que traz para o mercado. Ser verde não é só ter um motor eléctrico, é acima de tudo utilizar a energia de forma eficiente. Se um dia o mercado for inundado de veículos movidos a electricidade, como conseguiremos responder ao exponencial aumento de consumo de energia?
A Aptera já pensa no futuro do futuro.
Motores eléctricos sim... mas económicos.
A Aptera já pensa no futuro do futuro.
Motores eléctricos sim... mas económicos.
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