Já está disponível no mercado o novo Farbio GTS 400, topo de gama da marca inglesa, que contava até agora com o Farbio GTS com 262cv como modelo base.
Este desportivo inglês nasceu das cinzas quando há 4 anos atrás Chris Marsh, ex-dono da Marcos e Invicta tomou conta da Arash Farboud, deslocou-a para Cotswolds e desenvolveu um novo carro com a marca Farbio.
Este desportivo inglês nasceu das cinzas quando há 4 anos atrás Chris Marsh, ex-dono da Marcos e Invicta tomou conta da Arash Farboud, deslocou-a para Cotswolds e desenvolveu um novo carro com a marca Farbio.
A grande diferença deste novo modelo está no motor, um V6 de origem Ford com 2967cc que com a ajuda de um compressor Rotrex debita uma potência de 410cv às 6500rpm e um binário de 460Nm às 6100rpm. Se a isto associarmos uma estrutura em aço tubular e um chassis em fibra de carbono que estão definidos para suportar potências na casa dos 500cv, mantendo no entanto o peso nuns impressionantes 1046kg, não serão difíceis de prever performances balísticas. 0 aos 100km/h em cerca de 3,8 segundos e uma velocidade máxima de 290km/h. Este tracção traseira promete também um comportamento ultra desportivo, com o seu motor em posição central, jantes de 20’’ de fibra de carbono de apenas 7kg cada, e uns enormes travões da AP Racing.
Quem olha para as fotos pensa que é um concorrente directo do Lotus Elise mas engana-se. Não só porque, embora não pareça, é bastante maior com 4215mm de comprimento e 1940mm de largura, mas também porque é bastante mais caro, custando em Inglaterra 94.000 Libras, cerca de 110.000 Euros. Se a isto juntarmos os impostos, estamos em terreno de Audi R8 ou Porsche 911 Turbo.
E a questão nestas marcas é sempre esta... compraria um? Aqui a resposta é não.
Quando vamos para estas marcas exóticas e exclusivas, queremos algo de verdadeiramente especial, e embora este seja um modelo verdadeiramente desportivo, com performances de impor respeito, e para nem o estar a comparar com marcas “convencionais” como os já referidos R8 ou 911 Turbo que são desportivos muito bons, não só em termos de performance mas também na qualidade de construção e design, este Farbio não é mais bonito que um Artega GT, ou um extraordinário Wiesmann GT, nem tem a loucura de performance de um IFR, ou a irracionalidade de um Ariel Atom.
Todos modelos exclusivos e do mesmo preço ou até mais baratos, mas são algo que este Farbio não é... objectos de desejo.
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