Rallycross - O Maior Espectáculo do Mundo


Era um Domingo de 1994, possivelmente de Maio. Estava em casa a ver tv, como em qualquer típico Domingo, quando ao fazer zapping e a passar pela TV2 (ainda se chamava assim) reparo que na programação do TV2 Desporto iria ser transmitida em directo uma tal prova de "Automobilismo - Europeu de Ralicross (Lousada)".
Sem nunca antes ter visto nenhuma dessas provas muito menos em directo, fiquei colado à espera que o espectáculo começasse. Deveriam ser umas 16h00 quando iniciou e desde logo pude ver um monstruoso Citroën ZX de um tal Kenneth Hansen, a andar como nunca antes havia visto um carro a andar, e depois um Citroën Xantia, e mais um Subaru Legacy, uns tantos Escorts e mais uns quantos "monstros" do dia-a-dia de cavalagem e apêndices aerodinâmicos deveras avantajados mas muitissímo bem conseguidos. Um verdadeiro regalo para a vista! Durante cerca de uma hora brindou todos os que assistiram com um magnífico show de máquinas, barulho, derrapagens, ultrapassagens e.. acidentes.. muitos muitos muitos! Enfim, todos os condimentos para uma prova de automóveis entusiasmar qualquer comum mortal.
Com os comentários a cargo de Pedro Gil de Vasconcelos (como sempre acontecia com as transmissões da RTP), bem ao jeito de um relato do Murray Walker (aquele senhor de sotaque inglês que está por detrás de grande parte dos vídeos inesquecíveis do automobilismo), a "Final A" da divisão 2 lá começou e os comentários do Pedro eram algo como isto.. "..na primeira linha temos o Citroën ZX de Kenneth Hansen, carro que debita cerca de 500 cavalos e o Ford Escort RS2000 do exuberante Martin Schanche com cerca de 520 cavalos, na 2ª linha o Citroën Xantia oficial do campeão em título Jean-Luc Pailler, uma autêntica bomba, e o Subaru Legacy de Per Eklund, um homem que veio do mundial de ralis e que aqui tem que dominar os 600 cavalos do seu Subaru!!!! Atrás o Peugeot 309 T16 de Will Gollop e o Audi de Tommy Kristofferson.." Promete e ainda nem começou! .."Partida. Hansen está na frente de Pailler para a travagem, Schanche mete por dentro, os 3 carros a par, há um toque.. duas rodas.. Schanche capota.. Fantástico!! A prova continua, Pailler a pressionar o homem do ZX.." e depois de 6 voltas e uns quantos "enrolanços" e "engasganços" de um Pedro por certo tão fascinado quanto eu devido às trocas de líder constantes e toques, a prova termina ganha pelo "living-legend" Kenneth Hansen no ZX. O espectáculo não só prometia como superou todas as expectativas, e mais que convenceu um já jovem fã incondicionável, exigente e "esquisito" destas coisas dos automóveis. Aos 10 anos o Rallycross foi a minha primeira verdadeira paixão!
Autênticas máquinas, com pilotos destemidos e agressivos, que durante as poucas 6 ou 7 voltas a um circuito com 1km, misto de terra e asfalto, dão o tudo por tudo sem olhar a despesas.. o Rallycross, mais concretamente o campeonato europeu da modalidade, é quanto a mim o evento de maior emoção desportiva de todo o automobilismo.
Por tudo isto irei dedicar a este desporto-rei o merecido tributo juntando os melhores vídeos desde que a modalidade se profissionalizou até aos dias de hoje.

Espero que gostem tanto ou mais que eu..

1 comentários:

Manuel Duarte disse...

Caro Bruno, somos sensívelmente da mesma idade. Certo dia, Maio de 1996 ou 1997, um tio meu, grande aficionado do desporto automóvel, perguntou-me se queria ir com ele, no fim de semana, à Lousada, assistir a uma prova do Campeonato do Mundo de Ralycross.
Aceitei, claro, sem saber bem ao que ia. Sabia que ia passear e ver carros..tinha apenas 14 anos.
Pois bem, hoje, depois de ler o teu post, revejo em tudo o que disses-te. Foi com essa ilusão, tal como a descreves, que regressei a casa...e lá voltei, a Lousada, durante alguns anos...até que uns infelizes decidiram acabar com a prova no eurocircuito, levando-a para Montalegre.
Nomes como Kenneth Hansen, Martin Shanche, Jean~Luc Pailler ou Per Eklund, ainda hoje os consigo ouvir, vindos daquela instalação sonora instalada no circuito, por uma voz que era tão típica para quem acompanhava o desporto automóvel.
Muito obrigado pela lembrança.
Um abraço

Enviar um comentário