Noble M600

A Noble Automotive lançou em 1999 o M10 seu primeiro modelo e logo se destacou pelo magnífico chassis, extrema leveza e fantástico comportamento desportivo, que com tracção traseira era autenticamente conduzido com o pé direito sendo o volante quase uma mera peça decorativa.
Passado um ano o M10 sofreu um re-styling e o V6 de 2,5 litros de origem Ford recebeu dois turbos subindo a potência para 314cv e binário de 434Nm.
Nascia assim o M12 que se tornou num ícone dos desportivos Britânicos, capaz de bater o pé à concorrência alemã e italiana por um preço muito inferior, vencedor inclusive de vários prémios da imprensa da especialidade durante vários anos.

O próximo modelo a lançar será o M600.
Com um design muito mais agressivo este será a versão melhorada do M15, modelo que marcou a entrada da Noble no mundo dos superdesportivos mas que nunca chegou a ser produzido.

Tudo o que o M15 já era o M600 será mais… mais bonito, mais duro, mais desportivo, mais leve, mais rápido… mais Noble.
O novo M600 está na fase final de testes e começará a ser produzido antes do fim do ano equipado com um V8 de origem Volvo de 4,4 litros com posição central e dois turbocompressores que debitará uma potência de 650cv acoplado a uma caixa de velocidades manual de seis relações da Graziano, já conhecida do Aston Martin V8 Vantage.

A Noble é conhecida por utilizar muito poucas ajudas electrónicas, mas este virá equipado com um sistema equivalente ao do M5 com o seu botão “M Power”, que permitirá ao condutor variar a potência entre 450cv, 550cv ou 650cv conforme o tipo de estrada, condição climatérica ou simplesmente… estado de espírito… e virá também equipado com controlo de tracção, que obviamente poderá ser desligado.

A maior curiosidade será saber o peso final, que a carroçaria em fibra de carbono e a filosofia dos modelos anteriores deixam antever um valor incrivelmente baixo.
As performances são ainda top secret mas o Motor Machines sabe que a velocidade máxima será de mais de 320km/h… e se o M400, versão mais potente do M12 com 430cv conseguia uma aceleração dos 0 aos 100km/h em cerca de 3,5 segundos… esperamos por um valor no mínimo inferior a este!

O preço estimado será de 100.000 libras, cerca de 117.000 euros e terá uma produção anual de 50 unidades.
Se o Nissan GT-R já deixava a concorrência de cabelos em pé com a sua relação preço-performances, chegou a vez de os Japoneses provarem do seu próprio remédio…

1 comentários:

André Ferreira disse...

muito bom mesmo.. top, alto design e claro, grandes prestações! ;)

Enviar um comentário