O 1.4 litros do grupo VW era o único propulsor do mercado com a tecnologia de compressor e turbo a funcionar em conjunto, o primeiro para as baixas rotações, o segundo para as altas. A maior potência disponível são 170cv no Golf GT, mas varia de acordo com a gestão electrónica entre os 122cv e os 160cv noutros modelos do grupo.
Este tipo de tecnologia já não é exclusivo dos alemães, porque uma empresa dinamarquesa lançou um concorrente directo... à tecnologia referida.
A Zenvo Automotive lançou um automóvel totalmente construído à mão com um motor com compressor e turbo mas com dois lugares, o que é uma desvantagem para o Golf, A3 ou o Scirocco. Outro factor que poderá afastar o potencial comprador, é o espaço da bagageira, porque se trata de um modelo com motor central, o que torna o espaço disponível para malas ou compras bastante mais acanhado que nos outros três, mas o que deverá pesar mais na balança são os consumos porque, embora ainda não hajam dados oficiais das médias conseguidas, o novo ST1 tem um pouco mais de potência que os seus concorrentes alemães.
Equipado com um V8 de 7.0 litros, o resultado em termos de potência leva a especular uma média de consumo um pouco superior à dos rivais, porque os 1104cv e o binário de 1430 Nm às 4500 rpm, prometem médias superiores a 10 litros por cada 100km percorridos de certeza...
Com uma caixa de velocidades manual de 6 relações e um diferencial autoblocante hidráulico, este tracção traseira consegue bater aqui a concorrência germânica, com uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 3 segundos certos e velocidade máxima limitada electronicamente aos 375km/h.
Este tipo de tecnologia já não é exclusivo dos alemães, porque uma empresa dinamarquesa lançou um concorrente directo... à tecnologia referida.
A Zenvo Automotive lançou um automóvel totalmente construído à mão com um motor com compressor e turbo mas com dois lugares, o que é uma desvantagem para o Golf, A3 ou o Scirocco. Outro factor que poderá afastar o potencial comprador, é o espaço da bagageira, porque se trata de um modelo com motor central, o que torna o espaço disponível para malas ou compras bastante mais acanhado que nos outros três, mas o que deverá pesar mais na balança são os consumos porque, embora ainda não hajam dados oficiais das médias conseguidas, o novo ST1 tem um pouco mais de potência que os seus concorrentes alemães.
Equipado com um V8 de 7.0 litros, o resultado em termos de potência leva a especular uma média de consumo um pouco superior à dos rivais, porque os 1104cv e o binário de 1430 Nm às 4500 rpm, prometem médias superiores a 10 litros por cada 100km percorridos de certeza...
Com uma caixa de velocidades manual de 6 relações e um diferencial autoblocante hidráulico, este tracção traseira consegue bater aqui a concorrência germânica, com uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 3 segundos certos e velocidade máxima limitada electronicamente aos 375km/h.
Minto...
Não consegue bater a concorrência germânica... Falta outro modelo do grupo VW. Sim eu sei, não tem compressor e turbo, tem 4 turbos, mas chega aos 100km/h em 2,8 segundos e consegue atingir 407km/h. Ou será mesmo que chega?? Claro que estou a falar do Bugatti Veyron com os seus 1001cv, mas como já foi demonstrado em vários testes, para se atingir os 407km/h é necessário pegar numa chave especial e ligar o “Top Speed Mode” que coloca o spoiler traseiro com uma elevação mínima, baixa a frente do carro e os sistemas electrónicos estão em constante alerta, prontinhos para abortar esta configuração, caso haja uma desaceleração ou travagem brusca, ou até se o piso não for suficientemente regular, o que a estas velocidades faz com o carro pareça estar a andar sobre lombas constantemente. Isto é, quando se consegue atingir os 407km/h?... Praticamente nunca, por isso os clientes têm que se “contentar” com os mesmos 375km/h do ST1.
O modelo nórdico, promete também um comportamento mais desportivo que o Bugatti, pois para além de pesar apenas 1376kg contra as mais de duas toneladas do opositor, não tem tracção integral nem os controlos de tracção e estabilidade sempre ligados como o “francês” que nunca deixam os 1001cv perderem a postura, o que em termos de performance desportiva é castrante, mas em termos de performance financeira é motivador, porque como o Veyron tem um preço de mais de 1 milhão de euros, mais vale não arriscar saber o valor da factura devido a um “toque” na traseira depois de um powerslide mal conseguido.
Como não sabemos ainda o preço final do novo Zenvo, resta-nos mostrar as imagens do modelo, que como podem confirmar, transpira carisma, velocidade, poder, brutalidade, enfim... paixões ou ódios, como qualquer super desportivo deve ser.
O modelo nórdico, promete também um comportamento mais desportivo que o Bugatti, pois para além de pesar apenas 1376kg contra as mais de duas toneladas do opositor, não tem tracção integral nem os controlos de tracção e estabilidade sempre ligados como o “francês” que nunca deixam os 1001cv perderem a postura, o que em termos de performance desportiva é castrante, mas em termos de performance financeira é motivador, porque como o Veyron tem um preço de mais de 1 milhão de euros, mais vale não arriscar saber o valor da factura devido a um “toque” na traseira depois de um powerslide mal conseguido.
Como não sabemos ainda o preço final do novo Zenvo, resta-nos mostrar as imagens do modelo, que como podem confirmar, transpira carisma, velocidade, poder, brutalidade, enfim... paixões ou ódios, como qualquer super desportivo deve ser.
1 comentários:
Gosto deste Zenvo ST1, linhas agressivas mt bom!
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