No Motor Machines gostamos de apresentar como o próprio nome indica, máquinas a motor, e infelizmente não com a frequência que gostaríamos pois não é esta a nossa profissão, e temos consciência que esta nossa paixão quase que nos obriga também a publicar cada vez mais reportagens de muitas marcas desconhecidas para o público em geral. Mas hoje vamos abrir uma excepção. Hoje vou falar da Seat…
Não é um Seat qualquer, é o novo, quer dizer, é o antigo… não… esperem é o recauchutado, ou seja, é o antigo com a frente do… não… sem a frente, é isso… bom… como dizê-lo? Enfim… é o Exeo.
Não é um Seat qualquer, é o novo, quer dizer, é o antigo… não… esperem é o recauchutado, ou seja, é o antigo com a frente do… não… sem a frente, é isso… bom… como dizê-lo? Enfim… é o Exeo.
Depois do lançamento deste modelo, será justo deixar no ar, que da mesma forma que FIAT quer dizer Fábrica Italiana de Automóveis de Turim, a partir de agora SEAT quererá dizer… Sociedade Espanhola de Audi’s Travesti. Palmas para a casa mãe, a Volkswagen que, já agora, quer dizer Carro do Povo.
Pois bem, para os mais desatentos devo informar que este Exeo é exactamente o A4 antigo com uma frente e uma traseira diferentes, e mais um pormenor que os designers da Seat utilizaram para camuflar completamente esse facto:
- Oh Juan, olha que mesmo assim as pessoas vão perceber que era um Audi pá…
- Já sei! Vou pôr os espelhos a sair da porta de lado, como nos Peugeot.
- É isso mesmo!! Vai ficar ainda mais horrível… ninguém vai duvidar que é Seat!
- Oh Juan, olha que mesmo assim as pessoas vão perceber que era um Audi pá…
- Já sei! Vou pôr os espelhos a sair da porta de lado, como nos Peugeot.
- É isso mesmo!! Vai ficar ainda mais horrível… ninguém vai duvidar que é Seat!
Pelo menos os directores da marca não tentaram negar que este novo modelo é mesmo o antigo Audi A4, pois até referiram que foram precisos quase 1000 camiões para transferir toda a linha de montagem de Ingolstadt para Martorell.
Agora vêm as consequências deste precedente do grupo VW. Primeiro vem transformar a Seat na marca mais fraca de todo o grupo, porque a Skoda pelo menos tem modelos originais, feios mas originais. Muito feios, mas originais. Ou num cenário ainda pior, vem colocar a VW acima da Audi, pois estes poderão passar a ser Seat’s mais bonitinhos. Em segundo lugar, começam a aceitar-se apostas para os novos modelos da Seat. Eu aposto no antigo Audi TT, que há quem considere ser bem mais bonito que o novo, ou mesmo um dos automóveis mais bonitos de sempre (mulheres…). Tenho pena por outro lado, que não tenham aproveitado o antigo A3 para fazer o novo Ibiza, este sim, já um dos automóveis mais feios de sempre.
Para concluir, vem a questão, se aconselharia a comprar um…
Claro que sim!! Faça o seguinte. Compre um 2.0 Tdi com 170 cv por cerca de 37.000€, mas compre com seguro contra todos os riscos. Depois quando sair do stand ande uns bons 1000 metros até encontrar o muro mais próximo. Quando o vir, avance com cuidado em direcção ao mesmo e não trave. De seguida faça inversão de marcha e embata com veemência também de traseira. Pronto… agora pode sair do carro e ligar para o reboque e quando lhe perguntarem a morada da oficina para reparar o veículo, diga-lhe uma oficial da Audi. Fica com um Audi novo, mas modelo antigo, por menos 10.000€!!... Genial, não?...
Claro que sim!! Faça o seguinte. Compre um 2.0 Tdi com 170 cv por cerca de 37.000€, mas compre com seguro contra todos os riscos. Depois quando sair do stand ande uns bons 1000 metros até encontrar o muro mais próximo. Quando o vir, avance com cuidado em direcção ao mesmo e não trave. De seguida faça inversão de marcha e embata com veemência também de traseira. Pronto… agora pode sair do carro e ligar para o reboque e quando lhe perguntarem a morada da oficina para reparar o veículo, diga-lhe uma oficial da Audi. Fica com um Audi novo, mas modelo antigo, por menos 10.000€!!... Genial, não?...
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