Brudeli 654L Leanster

Com a nova moda de veículos de três rodas a chegar em força, como a Gilera, o Carver One, a Can-am BRP Spyder ou o espantoso T-Rex, apresento-vos a nova Brudeli 654L Leanster.

A Brudeli é uma trike que tal como a Gilera, o Carver, mas com um sistema totalmente diferente e ao contrário da Can-am ou do T-Rex, consegue inclinar-se como uma moto. Este triciclo radical usa o motor e transmissão da KTM 690 Supermoto e é o cruzamento entre uma moto e uma quad, ao contrário do carver e do T-Rex, que são uma fusão entre um carro e uma moto. Com o sistema da Brudeli, conseguimos curvar como uma moto, mas ao mesmo tempo ter a estabilidade de uma moto quatro.

Com uma capacidade de inclinação até 45º, pneus na frente de 120/70 17”, 160/60 17” na traseira e com um mecanismo totalmente mecânico, todo o controlo é da responsabilidade do piloto. Com duas rodas na frente, tudo se torna mais seguro, não só em termos de capacidade em curva, mas também na travagem, com distâncias muito menores que uma moto.

Com um design da responsabilidade de Atle Stubberud da Soon Design, a Brudeli foi um projecto iniciado em 2001, e resultou num veículo que segundo o seu inventor, Geir Brudeli, “ fazer powerslides controlados de 100 metros na pista de terra oval é realmente um sentimento imbatível, especialmente quando este é um veículo em que se pode andar na estrada, e passados uns minutos podemos ir para uma pista sem fazer qualquer alteração de setup, e fazer curvas com uma inclinação de 45º com um controlo superior ao de uma motocicleta, tendo sido construída para potenciar a experiência da mesma”.

O modelo de lançamento terá 63 cv às 7500 rpm, um peso de 238 kg e uma velocidade máxima de 170 km/h, prometendo ser uma “motor machine” cheia de adrenalina, as primeiras unidades estão previstas para 2009 com um preço a rondar os 21.000 € mais impostos, o que me parece exagerado.







Fotos autoria de Rune Baashus http://www.baashus.com/

http://www.brudelitech.com/

0 comentários:

Enviar um comentário